quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Roteiro para fazer a redação da UNIT



Dia 17 das 13 às 18h  -  Redação( peso3), Português( peso 3) , língua estrangeira( peso 2), matemática(peso1) e geografia(peso 1)
A primeira coisa é avaliar o tempo. É visível uma divisão de 1 hora para cada prova. Se você seguir nosso roteiro pode fazer a redação em uma hora e meia no máximo.
8. DA PROVA DE REDAÇÃO
8.1. A Prova de Redação, como uma proposta de produção de texto em prosa sobre um tema escolhido, objetiva, no Processo Seletivo, avaliar a capacidade de o candidato argumentar sobre o tema proposto, mensurar o nível de reflexão sobre esse tema e verificar a organização do conhecimento no texto escrito.
Daqui três questões são chaves – Argumentação, reflexão, organização.
Para alcançar isso vamos fazer nosso rascunho seguindo exatamente o que eles estão pedindo.
8.2. A Redação equivalerá a 40 (quarenta) pontos e será avaliada seguindo os seguintes critérios:
I. A adequação ao tema proposto — este item terá o valor eliminatório, ou seja, se a redação não se adequar ao tema, ela valerá zero.
Então, esse é o elemento chave. Escrever sobre o que ele está pedindo.
VAMOS APRENDER A LER A PROPOSTA?
Leia  o  texto motivador  grifando frases ou palavras que tragam conceitos que  você conhece. Por exemplo:
Leia o texto:
A prática regular de atividade física sempre esteve ligada [MRL1] à imagem de pessoas saudáveis. Antigamente, existiam duas ideias [MRL2] que tentavam explicar a associação entre o exercício e a saúde: a primeira defendia que alguns indivíduos apresentavam uma predisposição genética à prática de exercício físico, já que possuíam boa saúde, vigor físico e disposição mental; a outra proposta dizia que a atividade física, na verdade, representava um estímulo ambiental responsável pela ausência de doenças, saúde mental e boa aptidão física. Hoje em dia sabe-se que os dois conceitos são importantes e se relacionam."[MRL3] 
A prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Do ponto de vista músculo-esquelético, auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações. No caso de crianças, pode ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras.
Com relação à saúde física, observamos perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol (o "colesterol bom"). Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a elas. Veja, a pessoa que deixa de ser sedentária e passa a ser um pouco mais ativa diminui o risco de morte por doenças do coração em 40%! Isso mostra que uma pequena mudança nos hábitos de vida é capaz de provocar uma grande melhora na saúde e na qualidade de vida.
Já no campo da saúde mental, a prática de exercícios ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse. Além disso, auxilia também na manutenção da abstinência de drogas e na recuperação da auto-estima. Há redução da ansiedade e do estresse, ajudando no tratamento da depressão.
Interessante notar que quanto maior o gasto de energia, em atividades físicas habituais, maiores serão os benefícios para a saúde. Porém, as maiores diferenças na incidência de doenças ocorrem entre os indivíduos sedentários e os pouco ativos. Entre os últimos e aqueles que se exercitam mais, a diferença não é tão grande. Assim, não é necessária a prática intensa de atividade física para que se garanta seus benefícios para a saúde. O mínimo de atividade física necessária para que se alcance esse objetivo é de mais ou menos 200Kcal/dia. Dessa forma, atividades que consomem mais energia podem ser realizadas por menos tempo e com menor frequência, enquanto aquelas com menor gasto devem ser realizadas por mais tempo e/ou mais frequentes.
O que precisamos ressaltar é o investimento contínuo no futuro, a partir do qual as pessoas devem buscar formas de se tornarem mais ativas no seu dia-a-dia, como subir escadas, sair para dançar, praticar atividades como jardinagem, lavagem do carro, passeios no parque. A palavra de ordem é MOVIMENTO.[MRL5] 

PERCEBERAM NÉ? É um texto motivador....nele haverá  vários caminhos que você poderá  percorrer  para a  produção da  sua redação. Não demore muito tempo nele. Quanto mais você ler e reler, mas  vai ficando sem ideia.....tudo estará lá...
O que importa mesmo é ler o  recorte pedido,  com cuidado....vamos lá.....
Esse é um recorte de  um tema anterior da   UNIT – que  tipo  de estrutura é visível nele....
Entendeu? 
Isso é recorte!!!!!
Traçar os caminhos das  discussões que  vc  fará em seu texto!
Agora  vamos  fazer com o  tema  sugerido:
EIS O QUE  ANOTARIA EM MEU RASCUNHO
Exercício físico -  O mundo está em movimento o homem também precisa estar.
Saúde -  Bem estar biopsicossocial
PORQUE o homem do século XXI precisa de atividades físicas?
Para o  bom funcionamento do seu corpo (  BINGO!!!!!! ISSO EXPLICA A RELAÇÃO ENTRE EXERCÍCIO FÍFICO E SAÚDE)
Para  interagir  socialmente numa sociedade  pautada na  virtualidade
Porque o trabalho de hoje  quase não baseia-se no esforço físico - 
LEMBRE-SE SÓ PRECIO DE TRÊS  RESPOSTAS.....
AGORA  EU  VOU TENTAR  ME LEMBRAR DE ALGUMA  COISA MASSA QUE SEI SOBRE O ASSUNTO:
No meu rascunho anoto......
Mente sã, corpo são.....
Ah.... Lembrei de Nietsche -  A primeira  percepção do homem é  corporal....
Lembrei de ......essa é  a base para minha conclusão...meu título...minha abertura....
Agora a  base  da  minha conclusão:
COMO CONSCIETIZAR ALGUÉM PARA ESSA  PRÁTICA?
Através de  difusão de  informações em veículos midiáticos e na  escola
Mudança de valores da  sociedade....enfim.....
II. Coesão
• Emprego da morfologia e da sintaxe — 10 pontos
É bagagem...não dá para aprender  agora.....
• Ortografia — 5 pontos
É bagagem...não dá para aprender  agora.....

• Pontuação — 5 pontos
Faça  uma estrutura no seu texto que evite  erros nesse sentido e de quebra garanta a  clareza.
Como fazer?
Tá com aquelas  anotações né?
Então:  grave essa estrutura e  monte  seu texto pautando-se  nisso.
A FRASE MASSA (PONTO) Elemento d e ligação + verdade 1. Elemento de ligação ( ou não) = verdade 2.
Como ficaria com base em meu rascunho:
O ideal de mente sã e corpo são está em crise na  pós modernidade. Isso porque o homem vive  relações sociais pautadas na virtualidade e seu trabalho quase  não exige esforço físico.  Nesse sentido,  é preciso  garantir o entendimento de que o mundo está sempre em movimento  e, portanto, o homem também deve estar.
AGORA O DESENVOLVIMENTO I –
Explicar  verdade 1. (coloque ponto) e  dê exemplos  dela.
DESENVOLVIMENTO 2
Explicar  verdade  2. ( coloque ponto) e  dê exemplos  dela.
Conclusão ?
Já está mais ou menos formatada em seu rascunho –
Frase de alguém. Pautado nessa verdade…a  solução... frase para ligar-se o  ´título.
Para  Nietsche a primeira  percepção do  mundo é corporal. Pautado nessa verdade é possível entender que vivemos uma  alienação do corpo nos tempo hodiernos, isso exige medidas como a  difusão  de  informações em veículos midiáticos e na  escola para a valorização da  prática de exercícios, mas  acima de  tudo, mudança de  valores da  sociedade. Afinal, a saúde completa pauta-se no bem estar biopsicossocial.
Título:  Vida plena


Ill. Coerência
• Clareza dos conceitos — 10 pontos
Já  está  pronto porque no seu  rascunho você já deixou claro o que é exercício físico. O que é saúde e  já anotou pensadores  e exemplos que  fortalecem o que você  vai dizer.
• Superestrutura — 10 pontos
Seguindo o roteiro acima não há  como errar.
8.3. Em se tratando de um texto dissertativo, a superestrutura prevê introdução, desenvolvimento e conclusão, logo, se não contiver um desses elementos, o texto faltará com a coerência.
8.4. Escreva entre 20 a 30 linhas, utilizando caneta esferográfica azul ou preta. Essa quantidade de linhas exclui um possível título.
8.5. Cuide para que seu texto seja o mais legível possível.
8.6. Utilize a norma padrão.
8.7. Evite usar letra de imprensa. Se tiver de fazê-lo, realce as iniciais maiúsculas.
8.8. Não use borracha para apagar. Havendo algum erro, risque a parte errada e escreva adiante.
8.9. Cuide, no entanto, para que sua redação fique bem apresentada, com bom alinhamento de margens e de parágrafos.

8.10. Será anulada (nota zero) a redação nos seguintes casos:
• afastada totalmente do tema;
• apresentada sob forma de verso;
• assinada fora do local apropriado;
• que possua qualquer sinal possibilitando sua identificação;
• escrita a lápis, parcial ou totalmente;
• esteja na folha de rascunho;
• construída sob forma não articulada textualmente (apenas com números, desenhos, palavras soltas, etc.).

Agora é testar!!!!!!
Monte  uma seguindo esse  roteiro no tempo de uma hora  e dez e  correr  para o abraço...aliás...para fazer a matrícula....


 [MRL1]A ideia do sempre esteve ligada nos leva a buscar  provas disso. Grécia é  um exemplo....
 [MRL2]Posso escolher trabalhar meus argumentos com base nessas  duas ideias....
 [MRL3]Trabalhar o conceitos dos dois. Trabalhar o hoje  - saúde hoje, esporte hoje, exercício hoje...o que pensa a sociedade  pós-moderna....
 [MRL4]Trabalhar  o ideia de  atividade física como condição social.
 [MRL5]Excelente  jogo. Veja que o texto ressaltou isso então que tal trabalhar o ideia de  que o mundo está em movimento – o tempo não para ( cazuza) e  o homem precisa mover-se.....
 [MRL6]Claro que não posso escrever só sobre o  que está no texto motivador. Mas não farei isso porque já escrevei ao lado do texto frases sobre o que sei sobre aquele assunto
 [MRL7]Esse é o tema
 [MRL8]Veja que  se eu souber que essa é uma das metas do milênio da ONU eu vou tirar onda....
Então...quando estiver lendo veja se consegue detectar de onde vc viu a discussão sobre o tema....
 [MRL9]Veja que  ele já diz que tipo de  conclusão quer. Que tenha solução  para isso.... posso então terminar dizendo que o homem não sabe conviver? Nâo!!!!
 [MRL10]Pressupõe-se que hoje não é....trabalhar a questão de   como tem sido a convivência do homem nos  últimos tempos....
 [MRL11]A mesa coisa – usar o  texto como referência mais acrescentar coisas que vc sabe sobre o assunto.
 [MRL12]Tem que ter introdução desenvolvimento e conclusão e  trabalhar com base em verdades...já sabemos como fazer isso...
 [MRL13]Tema – o que sei sobre exercício?  Anote....
O que sei sobre saúde?  Anote – por exemplo...sei que segundo a  OMS saúde é o bem estar biopsicossocial....
Não sei nada....relax.....
 [MRL14]Na conclusão eu tenho que dar soluções para a conscientização sobre essa prática...
 [MRL15]No desenvolvimento vou tratar sobre os motivos  do  homem do século XXI  precisar dessa a prática

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