segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Mara Rute explica Milton Santos no documentário Por uma outra Globalização

A professora Mara Rute todos os anos convida seus alunos a conhecerem Milton Santos num projeto que mescla cinema, literatura e Cidadania.
Para a professora a ideia de escrever sobre temas relacionados ao ENEM exige uma certa cognoscibilidade  de que o mundo, como conhecemos, tem solução. Não essa solução vazia de que tudo se resolve pelo viés da educação.
Mara Rute fala de sua paixão por Milton Santos 

A forma como encontrou para garantir resposta aos seu alunos foi através da apresentação de pensadores que explicam nosso século com um olhar positivo como Bauman, Eduardo Galeano e Milton Santos. “A Liga da Justiça sem Limites” brinca a professora.  Para esse último Mara Rute dá uma atenção grande a obra Por uma Outra Globalização e sente-se profundamente ligada a sua ideologia.
“ao fazer a leitura biográfica de Milton Santos e  saber que ele foi professor em Ilhéus, minha terra, apaixonou-se pelo cacau, como eu e também fez  a descoberta do mundo a partir da França me toca muito.
Não que eu vá ser uma estudiosa reconhecida no mundo inteiro (brinca), mas sei que posso dizer aos meus alunos que para eles “parafraseando Milton Santos” é completamente possível essa condição de ser agente de mudança do planeta e serem reconhecidos por isso.
Não quero que eles sejam produtores de uma redação que vai dar soluções para um problema apresentado no ENEM. Quero que eles pensem efetivamente que tem as condições técnicas para produzirem uma outra realidade.  Termina a professora.

O material produzido com base no documentário Milton Santos ou o mundo Visto pelo lado de cá está disponível no site www.mararute.com.br na área de  cinema. 

Nenhum comentário: