quinta-feira, 10 de abril de 2014

Redação UVV 2014.1 - Curso de Mara Rute

A Lista saiu e Temos dez alunos na segunda fase da UVV!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Maravilhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Então....Vamos para os detalhes:
Na UVV caem sempre dois temas: Um é de atualidades e o outro é relacionado a medicina. 
Na verdade o desafio da prova é escrever em 20 linhas, coisa que os alunos não estão acostumados. 
Mais um desafio:
 Pelo menos até agora, eles não dão um tema. Propõem apenas um texto e você, a partir da leitura dele, escreve uma dissertação. Esse é um grande desafio. Não viajar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 Segredo:
Funciona... só ano passado aprovamos três lá!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Grife frases chaves e monte o esquema do texto com base nele.
Claro né....o barema foi feito assim.....
o ideal é acertar o barema.....
Segue duas propostas:
 Lembre-se: Não estou dizendo que essas não vão cair, mas é um excelente treinamento para os alunos aprenderem a usar temas atuais.
Esses temas são pegadinhas. Usados para os alunos escreverem usando fontes como "a revista veja"..."segundo o jornal nacional"....fuja...............................
Abaixo está redações modelo Pitágoras que também são escritas em 20 linhas para tirar dúvidas estruturais. 
Cuidado com a escolha do tema de Medicina para não escrever uma redação senso comum. Aqui no blog você tem várias redações modelo Bahiana para servirem de referência. Aproveitem!!!!
 No Mais......
Tenha fé. Ela é o firme fundamento da vitória. 
Estarei pedindo a Deus por vocês. E, por Thiago Reis que foi quem compartilhou esse conhecimento. 

TEMA PUC: Espionagem internacional e controle da internet

Nos últimos meses, informações revelaram que os americanos grampeiam os telefones e a internet de embaixadas de vários países e que vigiam e-mails de milhões de pessoas ao redor do mundo. Uma reportagem no programa Fantástico, da Rede Globo, deu indícios de que a Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) também espionou as comunicações da presidente Dilma Roussef e as mensagens de celular do presidente mexicano Enrique Peña Nieto.
Revista Veja, 11/09/2013

Considerando os fatos recentemente noticiados, relacionados à espionagem internacional, bem como a reação das nações envolvidas – Brasil, México, Alemanha, entre outras – apresente o seu ponto de vista sobre o seguinte dilema:
Você é favorável à criação de uma organização mundial capaz de controlar a internet, ou pensa que a rede não pode ser submetida a qualquer tipo de censura ou de controle dos governos?
Analise as implicações do problema e fundamente o seu posicionamento com dados da realidade que julgar relevantes para a argumentação.




A questão de uma prova, aplicada por um professor de filosofia a estudantes do ensino médio da rede pública do Distrito Federal, está rodando as redes sociais e causando polêmica por citar a funkeira Valesca Popozuda como “grande pensadora contemporânea” no enunciado. A questão pede que os alunos escolham a opção que completa trecho de uma música de Valesca

Uma foto do trecho da prova foi reproduzida no Facebook e houve críticas e discussões sobre o uso do funk na avaliação e sobre a classificação da cantora como “grande pensadora”. 

O professor de filosofia do Centro de Ensino Médio 03 de Taguatinga, Antônio Kubitschek, que elaborou a prova, afirma que a atitude não teve a intenção de provocar discussões sobre métodos educacionais, foi sim um teste para verificar a atuação da imprensa e se ela dá destaque às atividades escolares em momentos positivos ou negativos. 

— Tivemos um debate em sala de aula sobre a formação moral, a formação dos alunos, e veio a discussão de como a imprensa participa desses novos valores que vão surgindo. Isso gerou polêmica, e resolvi testar. Há 15 dias tivemos uma exposição fotográfica com fotos tiradas pelos alunos, e a imprensa não veio participar. Resolvi então colocar na minha prova uma questão que gerasse polêmica e chegasse na rede social, que aí, em algum momento, um órgão da imprensa iria pegar —, relata. 

Para o professor, a grande repercussão que o assunto adquiriu demonstra que a imprensa está mais interessada em dar destaque a questões sensacionalistas. 

E Você o que acha? 

Escreva um texto dissertativo de aproximadamente 20 linhas manifestando sua opinião a respeito. 

Um comentário:

Unknown disse...

olá!
Minha dúvida quanto a redação da UVV é a conclusão. Ela exige uma proposta de intervenção?
Obrigada!