quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Redação Bahiana 2016.

Primeiras Palavras:
A corrida para ser médico cada dia aproxima-se mais de uma vocação. Poucos têm a força suficiente para enfrentar concorrências, estudar noites a fio e perseverar, entre tantas derrotas, até o sonho final. Fico orgulhosa de vocês que chegaram até aqui numa etapa em que muitos outros queriam estar.
Ah, a segunda fase da Bahiana!”, “Chega a ser quase um troféu!” e é isso que queremos: sua vitória definitiva como um troféu depois de tanta batalha. Por isso nos empenhamos como equipe para produzir esse material de apoio e, como em todos os anos, queremos que ele sirva para você alcançar seu sonho de chegar à universidade.
 Ano a ano construímos na Bahiana quase uma família de ex-alunos e, movidos pela paixão que temos por essa universidade, decidimos montar um roteiro de estudo de redação para garantir tranquilidade e aprovação para você. Veja em cada tema mais um degrau e nesses últimos dias tente pensar e produzi-los com carinho. Se não conseguir não tem problema. Você sabe que temos as famosas redações modelo.  
Portanto, nascido no coração do curso Eu Quero Passar, coordenado pela professora Mara Rute e desenvolvido por Isabel Oliveira e Tiago Silveira, e esse ano com a mãozinha de quem já está lá, mas quer muito ter você como colega, apresentamos o PEBMSP 2015.
Este material foi baseado no histórico de processos seletivos da universidade e em textos relacionados à temática da prova em 2015 para orientar e, principalmente, direcionar você para o recorte desejado. Também acompanhe nossa orientação final após a vivência.
Esse ano enfrentaremos mais um novo desafio lançado pela STRIX. A prova do primeiro semestre não apresentou um tema único, ela trouxe várias questões associadas à contemporaneidade. Assim, arrumamos o processo do estudo de vocês da seguinte maneira:
a) Temas de redação ligados aos temas sugeridos na 1° fase;
b) Releitura do tema do ano passado com sua respectiva redação modelo que tirou nove;
c) Esperaremos a vivência para produzirmos uma reflexão maior sobre a temática;
d) Sugerimos a leitura dos temas de redação na área de saúde no portfólio de ciências médicas que foi entregue a vocês para solidificar argumentos nesse sentido;
e) Como treinamento faça alguns dos temas e nos envie para vermos se seu texto está perfeitamente adequado ao modelo de redação e correção da Bahiana.
Por fim lembre-se que cada história de vida é produzida por um passo. E esse, de escolher fazer o portfólio, é um passo de vitória. Esperamos que a cada redação entregue você caminhe mais à frente chegando ao lugar onde está o seu sonho.
Estaremos aqui ajudando-o a caminhar passo-a-passo.
                                                                            Mara Rute Lima

Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus."
Curso de Linguagens
Prof. Mara Rute
Revisão Bahiana Segunda Fase
Roteiro Preparatório

O que diz o edital/ Manual do CANDIDATO
B) SEGUNDA FASE - constituída por dois momentos: a) Primeiro Momento - de natureza vivencial, propõe-se a criar oportunidades para que o candidato realize atividades socializadoras e integradoras que possibilitem evidenciar habilidades interpessoais, senso estético, atitudes éticas, capacidade crítico-reflexiva, capacidade de planejar e de executar tarefas, e que possa identificar as habilidades potenciais requeridas para a sua capacitação profissional, além de exercitar valores humanos básicos e imprescindíveis à saudável convivência humana, a exemplo de respeito, solidariedade, cooperação e cuidado, na perspectiva de sua aproximação com o mundo profissional, constituindo-se em uma avaliação qualitativa, de caráter formativo, não lhe sendo atribuída nota ou conceito; b) Segundo Momento - classifica o candidato para as vagas do curso de Medicina e será constituído de uma Prova de Redação (eliminatória) que compreenderá a produção de um texto dissertativo-argumentativo, em forma de prosa, a partir de um argumento dado, com ideias fundamentais, coerentes e claras, posicionamentos lógicos e críticos, devendo o candidato evidenciar o domínio do léxico e da estrutura da Língua Portuguesa e por uma Prova Discursiva (classificatória), com 15 (quinze) questões, elaboradas a partir dos saberes das áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Física/Química/Biologia) e de Matemática e suas Tecnologias, com abordagens da vida cotidiana e enfoque em aspectos ligados à saúde, contemplando um eixo temático definido. No Primeiro Momento será aplicado o ponto de corte de 1 (um) desvio padrão abaixo da média aritmética dos Escores dos candidatos presentes a essa prova, até o limite de três candidatos por vaga oferecida no curso.


O tema 3 será baseado no poema de O escritor Ruy Espinheira que apareceu na prova na questão 5 de interpretação. É bom aprender a referência dele para citar na prova (como fez a colega que tirou 9,0 citando João Ubaldo Ribeiro) e lembrar que a redação do ano passado foi baseado no tema da Enem de 2007 e que trabalhar a temática do idoso nos levaria ao tema de 2009 elaborado pela Consultec.
Vamos ver elementos importantes para esse tema:
http://e-ib5.sttc.net.br/uploads/RTEmagicC_Ruy_espinheira_filho__300_txdam250567_d35395.jpg.jpg

Um dos mais premiados escritores do país, Ruy Espinheira Filho já publicou mais de 30 títulos. Sua produção passa por poesia, ficção, ensaios sobre Jorge de Lima, Mário de Andrade e Manuel Bandeira. Entre seus livros publicados estão: 'As sombras luminosas' (1981), vencedor do Prêmio Nacional de Poesia Cruz e Sousa; ‘Memória da chuva' (1996); finalista do Prêmio Nestlé de Literatura Brasileira e do Prêmio Jabuti, ambos em 1997; Prêmio Ribeiro Couto, da União Brasileira de Escritores, em 1998. 'Elegia de agosto e outros poemas' (2005), que ficou com o Prêmio Academia Brasileira de Letras de Poesia, 2006.
No trabalho o autor fala de temas como: solidão, amor, tristeza, vingança, humor, ternura, infância, perdas e conquistas, com contos inéditos e outros já publicados.
No livro, estão presentes contos que falam de temas como solidão, infância e amor. O que fica evidente, entretanto, é que há um tema maior: a vida sendo contada.
 O texto da prova era sobre o afetivo cuidado com filho com uma mãe que tinha Alzheimer. Segue textos fundamentadores para que você possa produzir seu texto e a proposta de redação do portfólio sobre o tema:
Fichamento - Estatuto do Idoso
Lei nº 10.741 de 1º de outubro de 2003
·         Art. 1º - É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.
·         Art. 2º O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta lei, assegurando-se lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral e intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.
·         Art. 3º É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, `cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
Tema do nosso portfólio
Após a leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo da sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Texto I
Uma das maiores conquistas culturais de um povo em seu processo de humanização é o envelhecimento de sua população, refletindo uma melhoria das condições de vida. De acordo com projeções das Nações Unidas (Fundo de Populações) “uma em cada 9 pessoas no mundo tem 60 anos ou mais, e estima-se um crescimento para 1 em cada 5 por volta de 2050”. (...) Em 2050 pela primeira vez haverá mais idosos que crianças menores de 15 anos. Em 2012, 810 milhões de pessoas têm 60 anos ou mais, constituindo 11,5% da população global. Projeta-se que esse número alcance 1 bilhão em menos de dez anos e mais que duplique em 2050, alcançando 2 bilhões de pessoas ou 22% da população global”. http://www.sdh.gov.br/assuntos/pessoa-idosa/dados-estatisticos/DadossobreoenvelhecimentonoBrasil.pdf
Texto II
O envelhecimento da população brasileira ocorre a taxas aceleradas. Em 1991, eram 11 milhões de idosos. Passados 17 anos, a cifra subiu para 19 milhões. Estimativa de alguns especialistas prevê que 23 milhões de brasileiros terão mais de 60 anos em 2010. E, em 2025, as projeções calculam que serão 32 milhões de idosos, representando cerca de 15% da população brasileira.
Se a previsão se confirmar, o Brasil envelhecerá em 34 anos o que países europeus demoraram um século. Na França, por exemplo, a população idosa dobrou de 7% para 14% em cem anos.Esse quadro só piora as dificuldades para  que o país consiga adequar suas políticas públicas e o atendimento em saúde para o idoso. Isso porque o país vai adiando o enfrentamento dessa realidade, o que está retratado nos poucos recursos públicos destinados a essa faixa da população. Em 2008, dos R$ 20 milhões previstos, só foram aplicados R$ 6 milhões.
Há poucos profissionais especializados, reduzida capacitação na rede básica do Sistema Único de Saúde (SUS) e falta conexão entre hospitais, postos de saúde e centros de atendimento especializado.
Além desse diagnóstico preocupante, aqui não existem – ao contrário do que ocorre na Finlândia, Noruega e Dinamarca – instituições de longa permanência para quem precisa de ajuda para atividades diárias, como tomar banho e se vestir. Naqueles países, os asilos são considerados instituições de saúde. No Brasil, possuem caráter assistencial, abrigando basicamente quem não tem moradia e renda, ou que só recebe o benefício de prestação continuada (previsto na Lei Orgânica da Assistência Social). Por essa razão, na maioria das vezes, os asilos parecem verdadeiros depósitos de velhos. E ainda assim são poucos. Na Suécia, cerca de 9% dos idosos moram nessas instituições. No Brasil, o índice é de 1%.




Redação Modelo: (Artigo de Opinião)
Li recentemente em um artigo da Folha de São Paulo que o século XXI traz consigo a tônica do rápido e expressivo envelhecimento dos países emergentes. Tal fato é acompanhado pela falta de infraestrutura, principalmente no âmbito da saúde. Será que tais problemas se restringem à melhor idade?
Você deve pensar que a velhice requer mais cuidados, todavia um envelhecimento saudável começa com uma infância vivida e assistida de forma plena. Indo um pouco adiante, cada fase da vida representa um forçoso e, por vezes, penoso aprendizado. No início a criança passa por mudanças que vão do falar ao caminhar.  Tantos desafios, se acompanhados por profissionais que respaldem seu crescimento, garantirão um desenvolvimento mais saudável.
Ao que tudo indica, respeitando os traços próprios de cada pessoa e de cada história, a entrada progressiva para a velhice se apresenta como extremamente desafiante. Isso porque enquanto na infância tudo aponta para um futuro cheio de sonhos, a velhice aponta para um presente onde o futuro se torna cada vez mais próximo e os sonhos cada vez menos fascinantes. Diante disso, um acompanhamento de um geriatra que consiga apreender tamanha angústia frente ao envelhecimento se faz essencial para que tal período se torne, de fato, a melhor idade.
Estas constatações ensejam conclusões de que o envelhecimento e o nascimento são faces uma evolução social, entretanto este não pode acontecer de forma desordenada. Faz-se necessário o acompanhamento de médicos e outros profissionais da saúde acompanhando o individuo durante todas as suas etapas para dar mais vida aos seus anos, ao invés de, simplesmente, dar mais anos a sua vida.

Sobre o Tema do Enem e o que faremos:
A proposta de redação da prova cancelada foi a “Valorização do idoso”. O candidato recebeu um trecho do estatuto do idoso, um texto que informa o aumento da expectativa da vida e outro sobre a diferença entre ser idoso e ser velho. Ao escrever o texto, era importante que o estudante refletisse sobre o lado positivo da idade.


Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema Valorização do idoso, apresentando experiência ou proposta de ação social, que respeite os direitos humanos. Selecione, Organize e Relacione, de forma coerente e coesa, Argumentos e Fatos para defesa de seu ponto de vista. 
Estatuto do idoso
Art. 3º.É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. [...]
Art. 4º. Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei.
Disponível em: www.mds.gov.br/suas/arquivos/estatuto_idoso.pdf Acesso em: 07 maio 2009.
Proposta de redação cancelada em 2009 (Foto: Reprodução/Enem)
O aumento da proporção de idosos na população é um fenômeno mundial tão profundo que muitos chamam de “revolução demográfica”. No último meio século, a expectativa de vida aumentou em cerca de 20 anos. Se considerarmos os últimos dois séculos, ela quase dobrou. E, de acordo com algumas pesquisas, esse processo pode estar longe do fim.
Disponível em:http://www.comciencia.br/reportagens/envelhecimento/texto/env16.htm. Acesso em: 07 de maio 2009.


Idoso é quem tem o privilégio de viver longa vida...
... velho é quem perdeu a jovialidade.
[...]
A idade causa a degenerescência das células...
...a velhice causa a degenerescência do espírito.
Você é idoso quando sonha...
...você é velho quando apenas dorme...
[...]
Disponível em: http://www.orizamartins.com/ref-ser-idoso.html. Acesso em: 07 maio 2009 

Instruções:
- Seu texto tem de ser escrito à tinta, na Folha de Redação, que se encontra no final deste Caderno.
- Desenvolva seu texto em prosa: não redija narração, nem poema.
- O texto com até 7 (sete) linhas escritas será considerado texto em branco.
- O texto deve ter, no máximo, 30 linhas.
- O Rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado, no final deste Caderno
Link de algumas redações corrigidas pelo Estadão que podem servir de modelo:




O mesmo tema também já esteve no vestibular da FUVEST em 2014 veja aqui o tema e os comentários das bancas
Leia o seguinte extrato de uma reportagem do jornal inglês The Guardian, de 22 de janeiro de 2013, para em seguida atender ao que se pede:

   O ministro de finanças do Japão, Taro Aso, disse na segunda-feira (dia 21) que os velhos deveriam “apressar-se a morrer”, para aliviar a pressão que suas despesas médicas exercem sobre o Estado.
   “Deus nos livre de uma situação em que você é forçado a viver quando você quer morrer. Eu acordaria me sentindo cada vez pior se soubesse que o tratamento é todo pago pelo governo”, disse ele durante uma reunião do conselho nacional a respeito das reformas na seguridade social. “O problema não será resolvido, a menos que você permita que eles se apressem a morrer”.
   Os comentários de Aso são suscetíveis de causar ofensa no Japão, onde quase um quarto da população de 128 milhões tem mais de 60 anos. A proporção deve atingir 40% nos próximos 50 anos.
   Aso, de 72 anos de idade, que tem funções de vice-primeiro-ministro, disse que iria recusar os cuidados de fim de vida. “Eu não preciso desse tipo de atendimento”,declarou ele em comentários citados pela imprensa local, acrescentando que havia redigido uma nota instruindo sua família a negar-lhe tratamento médico para prolongar a vida.
   Para maior agravo, ele chamou de “pessoas tubo” os pacientes idosos que já não conseguem se alimentar sozinhos. O ministério da saúde e do bem estar, acrescentou, está “bem consciente de que custa várias dezenas de milhões de ienes” por mês o tratamento de um único doente em fase final de vida.
   Mais tarde, Aso tentou explicar seus comentários. Ele reconheceu que sua linguagem fora “inapropriada” em um fórum público e insistiu que expressara apenas sua preferência pessoal. “Eu disse o que eu, pessoalmente, penso, não o que o sistema de assistência médica a idosos deve ser”, declarou ele a jornalistas.
   Não foi a primeira vez que Aso, um dos mais ricos políticos do Japão, questionou o dever do Estado para com sua grande população idosa. Anteriormente, em um encontro de economistas, ele já dissera: “Por que eu deveria pagar por pessoas que apenas comem e bebem e não fazem nenhum esforço? Eu faço caminhadas todos os dias, além de muitas outras coisas, e estou pagando mais impostos”.
theguardian.com, Tuesday, 22 January 2013. Traduzido e adaptado.

   Considere as opiniões atribuídas ao referido político japonês, tendo em conta que elas possuem implicações éticas, culturais, sociais e econômicas capazes de suscitar questões de várias ordens: essas opiniões são tão raras ou isoladas quanto podem parecer? O que as motiva? O que elas dizem sobre as sociedades contemporâneas? Opiniões desse teor seriam possíveis no contexto brasileiro? Como as jovens gerações encaram os idosos?
   Escolhendo, entre os diversos aspectos do tema, os que você considerar mais relevantes, redija um texto em prosa, no qual você avalie as posições do citado ministro, supondo que esse texto se destine à publicação — seja em um jornal, uma revista ou em um site da internet.
Instruções:

•              A Redação dever ser uma dissertação, escrita de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.
•              Escreva, no mínimo, 20 linhas, com letra legível. Não ultrapasse o espaço de 34 linhas da folha de redação.
•              Dê um título a sua redação.

PARA LER:  
  
Quer saber o que o Governo tem feito pelos idosos? Então leia:
Textos de Apoio:
71% dos municípios não têm instituições para idosos

A maior parte das existentes são filantrópicas (65,2%), 28,2% são privadas e apenas 6,6% são públicas
A primeira pesquisa nacional sobre as instituições para idosos resultou em dados inéditos lançados nesta terça-feira, 24, no auditório do Ipea no Rio de Janeiro, por meio do Comunicado nº 93, Condições de funcionamento e infraestrutura das instituições de longa permanência para idosos no Brasil. O estudo foi apresentado pela coordenadora de População e Cidadania da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Ipea, Ana Amélia Camarano. “Muita gente vê o asilo como uma segregação, mas a segregação independe do asilo ou da família, mas da condição em que se encontra o idoso”, afirma a coordenadora.
As instituições brasileiras para idosos estão concentradas na região Sudeste (dois terços), sendo que apenas o estado de São Paulo tem 34,3% do total. Em média, cada instituição gasta R$ 717,91 por residente, valor este muito afetado pelos valores extremos. O gasto mínimo per capita é de R$ 92,62, observado em uma instituição em Alagoas, e o máximo de R$ 9.230,77, declarado por uma instituição em São Paulo. Esse custo de uma instituição é muito afetado pela sua natureza jurídica e oferta de serviços.
Com mais de 20 milhões de idosos, o Brasil tem apenas 218 asilos públicos. As instituições públicas e privadas abrigam 83 mil idosos, a maioria mulheres. O governo federal tem apenas uma instituição para os idosos, o Abrigo Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que atende 298 pessoas.

Dia do Idoso reforça a busca por uma sociedade inclusiva e igualitária

O envelhecimento populacional é uma tendência mundial para as próximas décadas. No mundo todo, uma em cada 9 pessoas tem 60 anos de idade ou mais. Por volta de 2050, estima-se que haverá um crescimento dessa proporção para um idoso em cada 5 pessoas. Na mesma época existirão pela primeira vez na história mais idosos que crianças menores de 15 anos.
O aumento da longevidade é fruto de melhoras na nutrição, nas condições sanitárias e socioeconômicas, avanços da medicina, cuidados em saúde, entre outros fatores. No entanto, nem sempre o aumento da população idosa no mundo é visto como uma conquista. Existe uma série de estereótipos negativos associados ao processo de envelhecimento, causando impactos no cotidiano das pessoas idosas, como as ideias de que esta fase da vida é caracterizada pela inatividade, isolamento e abandono.

Com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a necessidade de valorizar a população idosa, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Internacional do Idoso, por meio da Resolução publicada em 1990. O Brasil também adotou essa estratégia, estabelecendo o dia 1º de Outubro como Dia Nacional do Idoso, conforme define a Lei nº 11.433, de 28 de dezembro de 2006.

O Estatuto do Idoso foi promulgado em 2003, após mais de sete anos de intenso debate entre a Câmara dos Deputados e representantes da sociedade. Confirmando e sistematizando o conjunto de regras já vigentes sobre o tema, o Estatuto veio garantir, na especificidade, os direitos fundamentais da pessoa idosa, principalmente no que se refere às suas condições de saú- de, dignidade e bem-estar. Configurou, sem dúvida, uma importante contribuição do Congresso Nacional para a cidadania dos brasileiros. A presente publicação, um eficiente instrumento de acesso à legislação em vigor sobre o tema, reúne textos legais concernentes à pessoa idosa, inclusive o Estatuto do Idoso. Por meio dessa obra, a população conhecerá os mecanismos de proteção oferecidos pelo Estado brasileiro. Assim, os idosos poderão exigir o respeito à lei e dela se beneficiar, e os mais jovens poderão assumir as responsabilidades dela decorrentes.

Será em outubro de 2015, em Brasília, a IV Conferência Nacional do Idoso


Cartaz da primeira chama da 4ª Conferência Nacional
“Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de Todas as Idades” é o tema escolhido pelo CNDI- Conselho Nacional do Idoso – para a IV Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa prevista para ser realizada em outubro de 2015.
Fazem parte da comissão organizadora da IV Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa representantes dos órgãos que são conselheiros, no CNDI- Conselho Nacional dos Direitos do Idoso: Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia; Ordem dos Advogados do Brasil; Associação Nacional de Membros do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência; Ministério da Previdência Social; Ministério da Saúde; Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; Ministério das Cidades; Ministério da Cultura; Confederação Nacional dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas e Associação Nacional de Gerontologia.
Embora a divulgação tenha sido feita formalmente pelo Diário Oficial da União e publicada no site da Secretaria de Direitos Humanos no dia 22 de abril de 2014, passados seis meses ainda não foram publicadas novas orientações a respeito da organização do evento. A Comissão Organizadora, segundo a própria notícia do CNDI, no começo do ano, tinha um prazo de trinta 30 dias para elaboração do Regimento Interno e das Orientações Básicas para a realização das Conferências municipais, estaduais, distrital e nacional.


Treine!!!!












Nenhum comentário: