quarta-feira, 2 de novembro de 2011

ENEM 2011 - A Influencia da prova nas redações

A prova do Enem é direcionadora de outros processos seletivos e quase sempre sua temática se transpõe para outros processos. Considerando o momento que vivemos trabalhar o tema Identidade Étnica é interessante. Essa proposta da Cespe - Unb trabalha apenas a identidade afro. Amplie para as tantas que temos e não deixe de tratar da ideia de cidadão está associado a ser visto como igual, incluído.
Estamos na torcida. Em breve postaremos uma redação modelo, mas que tal vc já ir ensaiando a sua?
PROPOSTAS  DE REDAÇÃO

Leia os textos a seguir.

Quando o cidadão descobre que ele é o princípio do que existe e pode existir com sua participação, começa a surgir a democracia. Cidadania e democracia andam de mãos dadas e não existem separadas. Cidadania não é individualismo, mas afirmação de cada um em sua relação de solidariedade com os outros. Cidadania e democracia estão baseadas em princípios éticos e têm o infinito como limite. Não existe limite para a solidariedade, a liberdade, a igualdade, a participação e a diversidade. A democracia é uma obra inesgotável.

Herbert de Souza. Democracia e cidadania. In: Carla Rodrigues (Org.). Democracia:

cinco princípios e um fim. São Paulo: Moderna, 1996, p. 66 (com adaptações).

Não tem como você estereotipar alguém como negro só por causa da cor. No fundo, todo brasileiro é meio negro.

Flávio Martins, 19 anos, aluno de Letras, UnB. Correio Braziliense, 10/6/2003.

A rigor, mesmo as vozes contrárias à política de cotas admitem que a situação é injusta e precisa ser revertida, mas não à custa do direito dos outros ou do princípio da igualdade e da isonomia dos brasileiros, independentemente de credo político, religioso ou raça.

Revista do Livro Universitário, março/abril 2003 (com adaptações).

Considerando que as idéias apresentadas nos textos acima têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo, posicionando-se acerca do seguinte tema:

IDENTIDADE ÉTNICA E CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA.

Nenhum comentário: