quarta-feira, 13 de junho de 2012

Análise da Obra Os Retirantes de Cândido Portinari para o ENEM



A importância de Estudar imagens....
“Cada imagem é passível de interpretação, de decodificação, mas algumas se destacam pelo que mostram, por seu componente denotativo, e outras parecem terem sido feitas para provocar questionamentos, e possuem em si uma carga expressiva que oferece possibilidades ou não, em uma determinada via de pensamento que se deseja enfatizar. Neste sentido, a imagem passa a ser vista como importante elemento de informação, e, quando assim explorada, ... nos oferece condições de entender a maneira pela qual comunicam e informam discursos visuais.
O fato de estarmos frequentemente em contato com imagens, e isto não ocorre somente em uma academia de artes, nos mostra que a imagem se faz presente em nossas vidas desde o nosso nascimento, fazendo parte de nosso cotidiano antes mesmo da linguagem escrita. É sabido que a imagem é amplamente utilizada pelos diversos meios de veiculação de informação. Ao iniciarmos na escola primária entramos em contato com livros que se utilizam imagens para ilustrar as palavras. Estas imagens por muito tempo nos seduzem, e muitas vezes nem nos damos conta da sua importância, mas provocam nosso olhar, e muito contribuem em nosso processo de alfabetização para a linguagem escrita.
 Podemos considerar que a formação de um indivíduo baseia-se na somatória de informações adquiridas, e que este acúmulo de informações determinam seu conhecimento de mundo, que por sua vez auxilia numa melhor decodificação das imagens presente em seu cotidiano.
Sendo assim, podemos dizer que não há leitura de imagens que não seja influenciada pela experiência de vida do leitor. Ao mesmo tempo, a leitura estética, que pode ser proporcionada pelo professor, pode ampliar a leitura do mundo. O certo é que a percepção visual depende de vários fatores, uns de caráter individual, outros de caráter sociocultural de forma que as percepções constituídas em todos os momentos da vida vão constituir o “banco de dados visual” do individuo”.


Análise da Obra os Retirantes de Cândido Portinari ....
“A acentuada força dramática da Série Retirantes nasceu das visões de Portinari ainda menino. Desde pequeno, assistia da janela de sua casa ao vaivem das sofridas famílias que fugiam da seca do Nordeste à procura de trabalho.
Eram famílias inteiras em estado de grande pobreza, imagens que marcaram a vida do menino e do pintor. Sensível, denunciou, através do pincel a degradação de uma parcela significativa de homens e mulheres, brasileiros trabalhadores e sofredores.
Através de sua obra, o artista consegue com uma abrangente visão crítica, fazer um documento visual da nossa realidade. Embora não se restrinja à questão critica da realidade brasileira, isso já seria o bastante para estar situado entre os artistas de destaque de nosso país.
A produção da obra Retirantes (1944), foi realizada em um contexto no qual o Brasil vivia a era Vargas, caracterizada por movimentos operários, revoluções, rebeliões e golpes de Estado. Quando Washington Luis assumiu o poder em 1926, encontrou um Brasil com inflação descontrolada, queda acentuada das exportações e muitos movimentos operários.
A sucessão de Waschington Luis criou um impasse político entre os estados de Minas Gerais e São Paulo, provocando a Revolução de 1930, liderada por Getúlio Vargas, que tomou o poder. Congresso, Assembléias Legislativas Estaduais e Câmaras Municipais foram fechados.
A queda da bolsa de Nova York provocou no Brasil o declínio da economia cafeeira. Em 1932, o povo cobrou a realização da Assembléia Nacional Constituinte prometida por Vargas, o que só ocorreu em 1934, quando entre outras coisas, foram criados as férias remuneradas e o salário mínimo. Neste mesmo ano, Getúlio Vargas foi reeleito, e em 1935, viu-se diante da Rebelião Comunista. Em 1937 dissolveu novamente o Congresso e proclamou a Nova Constituição Federal.
Foi o inicio do Estado Novo, marcado pelo autoritarismo, que durou até o golpe militar de 1945. Durante o governo do General Eurico Gaspar Dutra, o país conheceu a sua Quinta Constituição. Mas a situação econômica era grave, o que levou à reeleição de Getúlio Vargas em 1950, que não aguentando as pressões para que renunciasse, cometeu suicídio em 1954.

Sobre Cândido Portinari ....
Candido Portinari nasceu no dia 29 de dezembro de 1903, numa fazenda de café em Brodoswky, no Estado de São Paulo. Filho de imigrantes italianos, de origem humilde, recebeu apenas a instrução primária e desde criança manifestou sua vocação artística. Aos quinze anos de idade foi para o Rio de Janeiro em busca de um aprendizado mais sistemático em pintura, matriculando-se na Escola Nacional de Belas Artes. Em 1928 conquista o Prêmio de Viagem ao Estrangeiro da Exposição Geral de Belas-Artes, de tradição acadêmica. Longe de sua pátria, saudoso de sua gente, Portinari decide, ao voltar para o Brasil em 1931, retratar nas suas telas o povo brasileiro. Em 1935 obtém seu primeiro reconhecimento no exterior, a segunda menção honrosa na exposição internacional do Carnegie Institute de Pittsburgh, Estados Unidos, com uma tela de grandes proporções intitulada Café, que para Araújo (2002,)


Nenhum comentário: