quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Roberto da Matta ensinando um Brasil sem Mensalão



Título:  Ensaio de um novo carnaval
Tema: O que fazer para transformar o Brasil num 
verdadeiro Brasil?

                No transcorrer da história brasileira, desde seu processo de independência a instauração da República, os projetos de reforma pública são postos em discussão. Entretanto, o país que se prepara para um salto no futuro, caminha tendo consigo o desafio de propor um novo rosto para a nação, ao lado de ações políticas que na maior parte das vezes não funcionam efetivamente.
Do impeachment aos “cachoeiras” da contemporaneidade, diversas foram as tentativas de tapar os furos do quadro sócio-político brasileiro. Nesse sentido, criação de CPIs, investidas contra crimes ditos de colarinho branco, mediante projetos como o Ficha Limpa foram positivas no âmbito político. Entretanto, todas elas se enfraquecem diante de tentativas de aumento salarial discutidas no Congresso, num momento histórico de crise econômica em que a redução de gastos com a máquina pública deveria ser necessidade primeira.
                O insucesso dessas medidas se explica, em parte, ao fato de que nada pode dar certo se a crítica social e política é incompleta. Ainda nos primeiros momentos da liberdade, o povo não foi inserido no processo de decisões do futuro da nação, e a ele restou apenas a atenção à temática das festas e do futebol. De fato, torna-se um desafio a discussão a cerca das fraudes e irregularidades contra o SUS, ao sistema publico de ensino – que juntas somam cerca de um bilhão a economia – e de todas as questões cruciais para a repaginação de um país, quando a população está distante do debate.
                Para Roberto Damatta, a construção de uma nova realidade brasileira parte de um processo de “carnavalização” da sociedade. Partindo dessa premissa é preciso estender o espírito de aproximação de públicos distintos que é símbolo da festa, à esfera das decisões públicas, para a formação de um Brasil legítimo que de fato nos represente.

Aluno: Lucas Viana Rocha, Vitória da Conquista- BA

Nenhum comentário: