domingo, 14 de outubro de 2012

Redação Nota Mil de Sustentabilidade de Tiago Silveira


Por um futuro sustentável
Clarividência. É partindo do significado etimológico desse termo que o ser humano compreenderá a necessidade em preservar o meio em que se encontra para garantir o futuro da espécie. Dessa maneira, o conceito de sustentabilidade ambiental se encaixa no perfil pós-moderno do planeta como ferramenta de preservação e, ao mesmo tempo, garantia de acesso às atualizações tecnocientíficas.
Durante o perpassar histórico a humanidade utilizou das matérias primas disponíveis no meio natural para a construção de sua evolução. Além disso, desde a alocação das comunidades do Mesolítico, os recursos ambientais foram os principais fatores de sedentarização da espécie. Assim, era necessário a povos, como Maias e Celtas, condições favoráveis à práticas como agricultura, bem como a capacidade hídrica para suplantar a vitalidade local.
Contudo, a contemporaneidade dos bilhões gerou a saturação da natureza em diversos pontos densamente ocupados pelo homem. Das extrações petrolíferas às composições industriais, o intenso processo de utilização natural corroborou em cenários caóticos de destruição e devastação. Em virtude disso, entra em destaque a sustentabilidade ambiental como combustível moderno para a simbiose entre os avanços tecnológicos e a preservação da biota natural no planeta terra.
Para Leonardo Boff somente um processo generalizado de educação pode criar novas mentes e novos corações, como pedia a Carta da Terra, capazes de fazer a revolução paradigmática exigida pelo risco global sob o qual vivemos. Nessa égide, a manutenção dos ciclos que regem a vida no planeta retoma a máxima do olhar para além do presente, necessário à existência do Homo sapiens no terceiro e quarto milênios.
Tiago Silveira

Nenhum comentário: