sexta-feira, 1 de março de 2013

Gabarito de Quinhentismo


1. Ratifica, pois ambas tem uma visão exuberante da terra. Caminha destaca os grandes árvoredos e a extensa praia e, o cronista desconhecido, mais detalhadamente trata da mesma questão. Ambos ressaltam a ausência de metais na terra recém-encontrada.
2. O aluno deve ser capaz de falar um pouco sobre o Quinhentismo e sua relação com a formação da identidade brasileira e perceber que em Raízes do Brasil o autor deixa claro que grande parte do comportamento brasileiro é herança da colonização portuguesa. Explicar, por exemplo, que o “pistolão” proposto no texto é fruto da cultura da personalidade já que em Portugal as relações não advinham do mérito, mas sim do privilégio, status.

Nome de autores crônicas da literatura de informação - Pero de Magalhães Gândavo e Gabriel Soares de Sousa.

3. “ Serve para mil e uma utilidades.”
4. “(...) Além de detestarem os pobres, preto, crioulos, amarelos, vermelhos e latinos.”
5. a) Os dois textos apresentam as impressões sobre o lugar visitado e revelam o olhar dos cronistas sobre as coisas. b) Carta de Caminha dirigida ao rei Dom Manuel também revela sobre os outros que escreveriam ao Rei, o texto de Perrot faz o mesmo. c) Tanto Caminha quanto o Cronista da Desamérica dão opinião sobre o nome da terra bem como sobre as gentes que nela habitam estabelecendo comparação entre eles e seus países de origem. d) Tanto Caminha quanto o cronista terminam suas cartas fazendo sugestões ao rei.
6.  A descrição de Caminha sobre os habitantes ressaltava sua inocência e pacificidade, o texto sugere os habitantes da terra de Noviorqui como periculosos. Opinião diversa da do escritor português.
7.  Coca-cola e Big-Mac. Eram Pardos, nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas e tinham arcos, carapuça de linho e um sombreiro.
8.  O conceito de preguiçosos será outorgado ao índio em algumas escritas posteriores, a impressão de Caminha será de inocentes, bestiais e de que facilmente se poderia imprimir no índio qualquer cunho que se quisesse dar.
9. O valor das coisas está no externo, na aparência.
10. Era seu oposto, facilmente convencidos, inocentes, subservientes, de fácil crença. Isso na visão eurocêntrica dos portugueses.
11.  “ (...) para que vossa alteza com segurança bem possa visitar em breve  e dela tomar completa posse(...)” OPINIÃO PESSOAL.



CARTA ABERTA AOS NOSSOS DESCOBRIDORES

1.  Aves voando - urubus pairando / plantas crescendo – lixo flutuando nos rios / índios saudáveis – menores abandonados / enorme quantidade de água doce – água poluída.
a.  Ela não nega que grande parte da destruição do Brasil foi feita pela ganância portuguesa de exploração da terra, mas apresenta também a ganância e destruição dos próprios brasileiros.
b.  Que grande parte dos habitantes primeiros da terra enfrenta uma situação de extrema pobreza hoje.  
c.  Com a prostituição infantil e assassinatos.
d. Que o processo de catequização deu certo.
e.  Mistura étnica racial, muita alegria....RESPOSTA PESSOAL.
Questão Poesia pau- brasil (2) 
a) O texto foi construído com caráter meramente informativo. Sua atribuição a literatura vai se dar na ocasião da independência do Brasil, no século XIX.
b) primeira geração do Modernismo vai se debruçar sobre os textos do século 16 para propor uma nova noção de nacionalismo, que questionava satiricamente os padrões culturais europeus seguidos no Brasil. No livro "Pau-Brasil", Oswald de Andrade compôs vários poemas com frases extraídas dos autores do século 16, de modo a criar uma versão paródica do modo tradicional de narrar a história do Brasil.

3. 02+04+16
4. 01+02+04
5. 01+32
6. 03
7. Ao afirmar que seria fácil imprimir nos habitantes da terra qualquer cunho que se quisesse dar Caminha teve uma visão antagônica da de Darcy Ribeiro que propõe uma força  identitária maior que a dos colonizadores. Diz inclusive que somos diferentes de nossas matrizes, apesar de sermos marcados por todas elas.
8. 02 + 16
9.  01+02+08
10. 04+08+16
11. É importante o alunos apresentar o contexto histórico ressaltando que Portugal trouxe a morte para os índios e ver a ironia do trecho “viemos em paz”.  Tratar também que diferenças não são defeitos é o ponto forte de uma resposta.
12. E
13.  E
14. 01
15. C

Aprofundamento 
1. B
2. B
. C
4. 01

Reflexões que você precisa fazer
 A) O primeiro contato foi breve e amigável. Apesar do barulho da arrebentação do mar e do desconhecimento das respectivas línguas, tupiniquins e portugueses conseguiram se entender trocando presentes. No entanto os índios não reconheceram hierarquia transmitida pelas vestimentas, nem os animais trazidos pelos portugueses, exceto um papagaio. Também não houve reconhecimento dos alimentos oferecidos como o vinho.
b)  “ sem coisa alguma que cobrisse suas vergonhas.”
c) com vestimentas diferentes e, sentado numa altura superior aos outros.
a) um castiçal de prata e um colar.    b) como se houvesse metais preciosos ali.
c) Sim, uma vez que o objetivo da viagem tinha também uma relação de descoberta de matais preciosos, muito mais que o valor religioso.
       d) PESSOAL

As questões propostas não são de autoria do curso de Linguagens, mas retirada e adaptada dos principais vestibulares do Brasil.





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