quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Aprovados em Medicina na UESB





WESTER:
Fé: firme fundamento daquilo que não vemos, mas ainda assim acreditamos.
Posso contar as inúmeras vezes em que Mara citava em sala de aula essa frase, impregnando  aos poucos essa verdade em meu coração e dando-me forças a cada dia.  Ela também dizia que acreditar em um próximo ano melhor do que eu estava vivendo seria essencial para poder tomar posse da minha vitória. 
Confesso: nesse ano vivi momentos que lembravam uma verdadeira montanha russa - ora estava lá no alto, com todo o gás para estudar, resolver questões e pesquisar, ora estava lá embaixo, com uma vontade de ficar na cama dormindo.
Mas não foi só um período de dor que passei nesses dois anos que estudei! Conheci pessoas incríveis e com muita alegria levamos o dia a dia de estudos numa boa, rindo, chorando de rir e rindo mais um pouco. Hoje tomei posse da promessa que Deus tinha para mim e tenho fé que muitas outras promessas e bênçãos virão.
Agradeço do fundo do coração a Mara Rute e à equipe Eu Quero Passar, por me instruir, seja no conteúdo, planejamento ou até nos docinhos que comia na hora do curso. Agradeço, acima de tudo, por ter me ensinado a ser como Abraão, pai da fé, ao invés de ser como Sara, aquela que duvidou!

CAROL MARQUES:
Em 8 anos, o mundo assistiu o 1º presidente negro adentrar à Casa Branca, o Brasil sediou uma copa do mundo, o Haiti foi devastado por um terremoto e as Primaveras invadiram o Oriente. Esse é um tempo bom para estruturar uma vida, se formar, casar, ter filhos... mas para mim, foi o tempo que levei para alcançar a minha vitória! Foram 96 meses de angustias e incertezas, renúncias e decisões difíceis, mas que em apenas 1 dia, ao poder ler e conferir mais de 10 vezes o meu nome na lista, pude contemplar a promessa de Deus se cumprir em minha vida. Foi então que o drama ressurgiu em uma nova lista: a vaga que tanto sonhei foi arrancada de minhas mãos numa facilidade inversamente desproporcional ao suor que levei para adquiri-la. Mas Deus sempre sabe o que faz e não se cansa de nos mostrar a sua fidelidade. Nesse momento os 7 anos se tornaram 8 anos de luta para se alcançar o mais desejado sonho, e enfim, após todo o sufoco, posso dizer EU PASSEI EM MEDICINA. Jamais conseguiria esse feito sem a perseverança dessa mãezona que Mara se tornou para mim. Não tive apenas um auxílio em redação, mas uma lição de vida, um aprendizado de que num certo mundo azul em que os futuros são muitos, o essencial é invisível aos olhos! E hoje, além de poder fazer medicina vou fazer parte de uma equipe de 7 MARAvilhosos que assim como eu foram abençoados por ter essa menina dos olhos de Deus em seus caminhos... Hoje só tenho que agradecer e engrandecer o nome de Deus pelo propósito cumprido e pela oportunidade de poder fazer a diferença na vida de muitos. Obrigada Mara, obrigada Deus! “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano, o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.”

MARIA CECÍLIA: Presente maior do que passar no curso que você sempre sonhou, é passar nesse mesmo curso, mas ao lado da família, dos amigos e das pessoas que sempre torceram pra eu conseguisse realizar esse objetivo. O que muitas vezes me pareceu ser um sonho impossível, hoje se torna realidade, e agora posso dizer que faço parte da Turma XII de medicina da UESB. É claro que, eu não poderia deixar de
mencionar que esse desejo jamais se realizaria se não fosse a ajuda e o empenho de Mara e de toda a equipe do curso. Marinha, eu só  posso te agradecer por tudo que você fez por mim e faz até agora. Obrigada pela confiança e por nunca ter me deixado perder as esperanças. Eu já te disse isso, mas não custa repetir essa frase de Newton que resume tanto a admiração que tenho por você: "Se vi mais
longe, foi por estar de pé sob ombros de gigantes." Continue sendo essa pequena grande mulher, que muda a vida de tantas pessoas sem ao menos se dar conta. Deus tem um presente guardado para todos aqueles que cruzam o seu caminho, eu fui apenas uma delas.

PAOLLA CURCIO:
Quando pensei ser impossível, Deus tornou o sonho real: fui aprovada em Medicina na UESB. Uma parte do sonho o Senhor me concedeu no início do ano através da Bahiana, mas a tão almejada pública ainda era um desejo do meu coração. Então em julho a ansiedade e espera ao longo dos meses foram substituídas por felicidade ao sair a segunda chamada do vestibular. E mais uma vez os agradecimentos a Mara e ao curso Eu quero passar, pois a nota da redação assim como todo o apoio e incentivo foram imprescindíveis para mais uma aprovação. Agora está em mim o sentimento de plena alegria e a certeza de que Deus não coloca em nossos corações um sonho que não possa se realizar. Sou imensamente grata a Ele e a todos que fizeram parte dessa conquista!!

DANIELA SANTIAGO:
Sempre tentei imaginar como seria o dia em que poderia, enfim, dizer: PASSEI! E eu ia um pouco além da aprovação, imaginava como reagiria ao ver o meu nome na lista de aprovados da UESB, e todas as vezes me surpreendia com os olhos marejados. Eu poderia até ter pensado que esse era um sonho muito alto para mim, poder cursar medicina na minha cidade, sem precisar me afastar de tudo que amo, mas devo confessar que sempre pedi a Deus e acreditei que o meu lugar era na UESB.
  Meu caminho foi longo, percorri muitos lugares, deixei muitas oportunidades passarem por mim - sem jamais perder a fé - não foram 4 anos perdidos, eu ganhei muita experiencia, aprendizado e, principalmente maturidade. Estaria mentindo se dissesse que foi fácil suportar esses 4 anos, porque foi difícil, muito difícil! Não digo isso pelos "nãos" que recebi pelo caminho (eles nunca me desencorajaram) ou pelas horas dedicadas aos estudos, acompanhadas de muitas abdicações, mas por saber do sacrifício que meus pais estavam estavam fazendo para que eu pudesse alcançar o meu sonho (que também se tornou deles) sempre de boa vontade, me aponhando incondicionalmente, isso aumentava o meu desejo desesperado pela aprovação.
 Hoje, vivendo este momento que tanto sonhei - preparado de forma tão perfeita por Deus - percebo que não passei nem perto da sensação que imaginava um dia sentir, é algo inexplicável, indescritível e único... Meu Deus! EU PASSEI e a ficha ainda não caiu! Kkkkkk.
  Pela minha trajetória passaram muitas pessoas que contribuíram de tal maneira na minha vitória, que jamais encontraria uma forma justa de retribuir... Agradeço a todos que me apoiaram, torceram e sempre acreditaram no meu sucesso e de forma muito especial ao Curso Eu Quero Passar que foi como uma família pra mim. Mara Rute, obrigada por todo seu apoio, por sempre acreditar na minha aprovação (muitas vezes mais confiante do que eu mesma), por ser mais do que uma professora e fazer os seus alunos se sentirem acolhidos, você é sensacional! Sempre com as palavras certas, no momento certo, você é um anjo que Deus mandou à terra para tornar a nossa cruz suportável de carregar. Obrigada de todo coração!
  Deixo a todos que estão nesse mesmo caminho já há algum tempo ou irão inicia-lo agora, a minha mensagem de incentivo: NUNCA desistam, tenham fé e perseverança, pois quem nos prometeu é fiel para cumprir! Vai valer a pena!

CAMILA AZEVEDO:
Digo sempre com muito orgulho que as minha aprovações são frutos do meu bom desempenho em redação - eu não teria conseguido realizar tal feito sem o curso Eu Quero Passar no currículo. As aulas que, além de técnicas, nos mostravam os caminhos mais simples para o texto perfeito em curto tempo, se faziam especialmente singulares porque éramos direcionados à construção de uma bagagem sociológica essencial para o processo. Optar por esse curso foi uma sábia escolha porque a minha rotina de cursinho, que sempre oscilava entre a incerteza e a esperança, tinha um brilho especial nas sextas: Mara  representou mais que um amparo nas regras de cada modalidade textual. Ela foi também o apoio espiritual, a busca pela fé nos dias duros e a alegria estampada em cada frase cômica que nunca deixava de ser também incentivadora nos dias mais leves. Já na primeira aula caminhei em passos cada vez mais largos para a minha vitória: o tema de abertura do curso embasou a minha redação da UESB, onde fui aprovada e cursarei medicina. Apesar disso, digo com firmeza que eu não precisava apenas daquela aula, já que toda a minha preparação -  desde a técnica até a psicológica - teve marcas desse curso. Confiei os meus sonhos em Deus e Ele colocou anjos na minha vida, Mara foi um deles. Hoje eu já não sei mais como agradecer por tamanha benção. Como uma forma de retribuição posso dizer aos futuros contadores de histórias a minha indicação: Mara Rute é a mulher dos olhos de Deus que sabe lidar com os anseios de quem busca os seus sonhos. Firmar-se na fé, fundamento das coisas que não vejo, mas espero, é o melhor caminho a ser percorrido. Hoje tenho convicção, quem nos promete é sempre fiel pra cumprir!


MÁRCIO PORTO:
Oi Negona, nesse exato momento estou em meu quarto fazendo uma das coisas mais fáceis para mim, fácil porque a intenção é fazer da forma mais verdadeira possível. Nada melhor que uma madrugada e uma chuvinha para lembrar a importância que você teve em minha vida. Não foram poucos os anos em que eu estive direcionado ao vestibular, eu já estava vivenciando um ambiente de entropia social e familiar, tudo estava fora do lugar, eu tinha me perdido em algum canto de difícil acesso, não sabia mais o que fazer ou para onde ir, a única certeza que tinha era a desistência. Aí você surgiu e me perguntou: - Está tudo bem?  Tudo mudou! Essa jornada de vestibulares me instiga sentimentos adversos paz, desespero, felicidade, tristeza, ódio e amor. E foi através desse ultimo que você se apresentou para mim. O amor está visivelmente presente em sua vida, a sua dedicação e a sua entrega perante seu trabalho e seus alunos me fez pensar que se fosse preciso até sangue você daria para ver nosso sucesso. Dinheiro nem se fala, se não fosse você eu nem estaria aqui relatando sobre minha vitória. E isso é tão raro hoje nesse ramo, tudo se tornou tão comercial, as relações entre alunos e professores estão, infelizmente, cada vez mais práticas e vazias. Mas você Negona é tão diferenciada, tão nossa, tão mãe, tão pai, tão irmã, enfim, tão amiga que tudo em sua volta se torna prazeroso.  Certa vez você me falou assim: - Não estou aqui para fazer o possível, porque isso todos farão, venho para fazer o impossível, pois assim farei a diferença. VOCÊ TEM NOÇÃO DO QUANTO ISSO SIGNIFICOU PARA MIM???? Pois bem, tudo depois dessa frase ficou ao meu alcance. Desde uma vaga na Estadual da Bahia, até a aceitação de minhas verdades mais sombrias. Às vezes a vontade de desistir é tão forte que nos faz sangrar em vez de chorar, a vergonha perante o olhar dos pais frente a mais uma derrota dilacera qualquer alicerce de perseverança. Porém, a força que suas palavras nos passa no primeiro dia de aula é capaz de nos fazer encarar qualquer olhar de descrença, e ainda por cima, nos inunda como uma onda de força de vontade, nos deixa ávidos por vitórias, nos eletriza com um choque de realidade nos mostrando que tudo na vida tem o tempo certo, e que Deus sabe a hora e o lugar para nos guiar ao sucesso. O resultado disso? Ora, somos capazes de recomeçar do zero acreditando que tudo é mais do que possível, é necessário. Se sonho ontem foi, amanhã será carne e osso. Boçal? Lembro-me do dia em que me falou assim: - Marcinho, seus textos são bons, porém alguns corretores acham muito boçal a sua forma de escrever, já eu acho digna cada nota que você recebe. No mesmo instante veio à frase:  A nossa escrita é reflexo daquilo que somos. E mais uma vez uma mudança de personalidade ocorreu em minha vida. Deixei de ser boçal para ser Márcio, e sabe no que isso me resultou? Em um portfólio campeão com 40 redações nota 10, na minha vitória perante o vestibular e principalmente no entendimento de que não existem limitações quando se existe FÉ. Para bilhões de pessoas isso não teria a mínima seriedade, mas para mim, a necessidade de ser verdadeiramente bom em algo foi de suma importância para minha vida. Hoje sou capaz de encarar qualquer desafio com um olhar embebecido de respeito e possibilidades. Dentre milhares de aprendizados nesses 3 anos,  aprendi com você a ser mais quando todos são menos e a ser menos quando todos são mais, aprendi com você a ouvir antes de falar, aprendi a falar quando todos se calam, aprendi a chorar quando sorrir e a sorrir quando chorar, aprendi a diferenciar o enxergar do ver, aprendi a estender a mão sem esperar receber nada em troca, aprendi a me portar, a gritar e principalmente a rugir como um leão. Logo, te digo: - Não serei uma raposa, muito menos uma hiena. O meu objetivo é ser o rei. Sair da casa dos pais é tão difícil, mas hoje vejo como algo necessário para o amadurecimento dos jovens em geral, passei por tanta coisa negativa até te conhecer que conversando com Deus entendi o porquê dessa demora, quero acreditar que era preciso que eu te conhecesse. Você mudou minha vida, conseguiu me fazer sentir parte de uma família, toda quarta-feira me sinto a pessoa mais importante do mundo quando estou te ajudando a realizar sonhos. Mexer com as expectativas das pessoas é tão complicado, mas você faz isso de uma forma tão verdadeira que nos comove a ponto de querer te ajudar. Consequentemente, uma nova filosofia de vida vai surgindo aí, em cada aluno seu você consegue plantar essa semente da união, da sapiência, da integridade e da possibilidade. Sou tão grato aos céus por ter feito você tirar a pedra do meu caminho, por ter feito nossos caminhos se cruzarem e por ter me dado à certeza – através de seus atos - que eles irão se cruzar muitas vezes mais.  A vontade que tenho é de escrever mil páginas, mas como sei que mil outras oportunidades virão para eu demonstrar toda minha admiração por você, paro por aqui agradecendo por cada sorriso, cada abraço, cada texto corrigido, cada palavra direcionada ao meu sucesso e principalmente por acreditar em mim quando todos – todos mesmo- deixaram de acreditar. Nunca sairei de sua vida, não sou louco de perder contato com a pessoa que me ajudou a inserir dignidade em meu ser, estarei sempre de prontidão para te ver sorrir, continue sendo essa inspiração de sucesso para todos nós, além desse ser humano maravilhoso que você é! Sempre aqui, sempre ali, mas sempre da família Mara Rute.  “Nesse viés te digo: - As luzes do século XXI brilham mais graças a ti!” Te admirando e aprendendo a te amar.  MP.

Nenhum comentário: