sábado, 2 de abril de 2011

FIES sem Fiador – Uma oportunidade para seu sonho de chegar à universidade





É verdade, agora os estudantes que tenham renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio, os matriculados em cursos de licenciatura e os bolsistas parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni) que optem por inscrição no Fies no mesmo curso em que são beneficiários da bolsa poderão fazer o FIES sem ter um fiador. Que boa notícia. Pena que a maioria das universidades ainda não aceitam, mas já é um avanço.

Você conhece o quadro Professor JH?


O Jornal hoje disponibiliza no site um quadro em que professores apresentam vídeo-aulas sobre assuntos importantes para o vestibular. Quer entender melhor os conflitos na Líbia? Que tal ouvir a opinião de Arlene Elizabeth Clemesha que é professora de História Árabe do curso de Árabe da Universidade de São Paulo (DLO-FFLCH/USP) e atual diretora do Centro de Estudos Árabes da USP.
Leia mais: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/03/saiba-quem-e-arlene-clemesha.html

Quer saber mais notícias de vestibular?
Visite nosso site: http://www.euqueropassar.com/

segunda-feira, 28 de março de 2011

Análise de Poesia Pau-Brasil por Mara Rute Lima


Primeiras Palavras:





Estudar Oswald Andrade é sempre uma oportunidade de rever um momento importante de nossa literatura que assumiu o compromisso de resgatar nossa identidade nacional - projeto que muitos outros autores fizeram, mas sozinhos. Oswald com o seu grupo dos cinco reuniu, por ocasião do Centenário da Independência do País, artistas das mais diversas expressões para resignificarem nossa identidade. Nesse livro, desdobramento do Manifesto Pau-Brasil que é uma ampliação/ explicação do desejo de Oswald na Semana de Arte Moderna, encontraremos a oportunidade de rever a nossa história. Por isso, a Poesia ―pau-brasil‖ exige do aluno um retorno ao Quinhentismo, momento em que os primeiros traços identitários foram construídos pelos portugueses; ao Romantismo, quando nos tornamos nação e os escritores nos impuseram uma identidade permeada por elementos europeus como um herói nacional com traços de cavalheiro medieval; ao Modernismo Português de Fernando Pessoa que estava nesse tempo também voltando ao passado português para buscar saber quem Portugal era e sem sombra de dúvida, também passear pela nossa história. Por fim, ler esse livro ultrapassa o compromisso do vestibular e alcança um exercício de conquista cidadã. Nesse material, além de encontrar os poemas construídos por Oswald, faremos um caminho que ajudará você a compreendê-los.


Além disso, seu material estará ilustrado com quadros desse momento cultural do país, com exceção do de Vítor Meireles. Vai ser um bom exercício você tentar associá-los aos ideais de Oswald e descobrir quem pintou.

Mara Rute lima
 
Leia a análise completa em:

sábado, 26 de março de 2011

Aula de Barroco da Prof. Mara Rute



Esses são os slides que utilizei na aula...revisem

Roteiro de Estudo - Barroco


Você está prestes a aprender sobre o primeiro período literário a ter frutos no Brasil e ter como principais representantes

Gregório de Matos e Pe. Vieira. Aproveite a oportunidade para seguir as dicas abaixo e cultivar-se.

1. Ouça música de Ana Carolina e procure perceber elementos contrastantes como a linguagem, imagens e

também a tentativa de unir elementos contrários. Típicos do barroco.

http://www.youtube.com/watch?v=rPqz15bZmSA

2. Leia o capítulo XVII do livro O Mundo de Sofia para entender o contexto histórico disponível em

euqueropassar.com em Livros imperdíveis

3. Use a internet para ler sobre pintores e a arte barroca.

4. Há uma lista grande de filmes relacionados a esse contexto histórico tente assistir pelo menos dois: As

bruxas de Salem, Lutero, O nome da Rosa, Joana D’arc. E, apesar de não ter uma relação com o contexto

histórico Anjos e demônios é uma boa oportunidade de entender o poder da Igreja.

5. Leia sobre Reforma Protestante e a Contra reforma

6. Reveja os slides da aula disponíveis aqui no blog e no site

7. Leia alguns poemas de Gregório de Matos - varie entre os satíricos, filosóficos, religiosos...

8. Revise as figuras de linguagem mais comuns no barroco – Antítese, metáfora, prosopopéia,

hipérbole,paradoxo,metonímia

9. Leia alguns dos sermões de Vieira – é uma excelente oportunidade de aprender argumentação. Adoro o do

Bom Ladrão ou do riso contra as lágrimas de Heráclito.

10. Estude com atenção as características do Barroco proposta nos slides.

11. Análise as imagens dos slides

12. Faça dos exercícios do módulo de vocês e da atividade proposta no repositório de tarefas do site.

13. Estude o conteúdo pelo livro Tempo, Leitores e Leituras da Editora Moderna.

14. Lembre-se de estudar a biografia de Gregório e Pe. Vieira.

Dê importância ao estudo de Barroco. Não esqueça que estamos vivendo momentos de instabilidade e de exagero – o neobarroco. Lady Gaga está aí para provar...

Ana Carolina - Nada te faltará - traços de Barroco


Acompanhem a análise da música buscando encontrar nela traços do Barroco

Nada de Faltará – Ana Carolina 1


Pra onde vamos

As vans, carros e bicicletas? 2

Certezas avessas

Comércio de guerra

Legado de merda



Mais de um bilhão de chineses

Marchando sem deuses

E outros descalços

Fazendo sapatos

Pra nobres e ratos 3



Sobe do solo

A nuvem de óleo com cheiro

De enxofre queimado

Fudendo com os ares4

E outras barbáries



Quero mudança total

Uma idéia genial

A ciência e o amor 5

A favor do futuro

Quero o claro no escuro



Peço paz aos filhos de Abraão 6

Quero Gandhi na melhor versão



E nada vai me faltar, e nada te faltará

E nada vai me faltar, e nada te faltará



Pra onde seguem os barcos?7

Os homens, suas trilhas

Seus filhos e filhas

No pau da miséria?

Um pico na artéria



As mulheres pedintes perdidas

Que já quase loucas

Dividem o frio da noite

Com as drags

As mães e os "carregues" 8



Meninas sangrando na boca

E no meio das pernas

No meio da noite

Tomando cacete

Sem dente, sem leite 9



Quero respeito

Os humanos direitos

Fazendo pensar os pilares

De uma nova era

Que não seja quimera



Peço paz aos filhos de Abraão

Quero Gandhi na melhor versão



E nada vai me faltar, e nada te faltará

E nada vai me faltar, e nada te faltará 10


Análise:
1. A Análise da canção na busca de encontrar nela traços que a aproximem do Barroco, mas não faz de Ana Carolina uma escritora do século XVII. Comprova apenas que temos traços do barroco em construções textuais modernas.


2. Preocupação com questões existenciais, naquele século associado a instabilidade das verdades produzidas pela Igreja.



3. Uso de imagens antitéticas como nobre e ratos



4. Termos como “fudendo” “cacete” convivendo com referências bíblicas como “filhos de Abraão” e “Nada te faltará”..

5. Desejar a “ciência e o amor” e o “claro e o escuro” são tentativas de unir elementos contrários – no barroco denominava-se de fusionismo.

6. Dizer que quer paz aos filhos de Abraão pode ser entendido como paz aos povos na região do Oriente Médio e a melhor versão de Gandhi seria uma paz para todos.



7. Novamente perguntas existenciais

8. Filho como peso

9. Dente e leite seria representação por metonímia dos elementos para a menina – leite poderia ser a representação de infância.

10.A sugestão de que encontrando paz e as demais coisas que ele deseja no texto tudo será perfeito. Nesse caso o nada te faltará não tem cunho religioso.




Atualidades para o vestibular Japão. Mulher, Obama, Egito, Líbia...

O mês está chegando ao fim e algumas reflexões você precisa fazer para manter-se informado e pronto para as provas de atualidades e redação:
1. Mês da mulher. Já escreveu uma redação sobre a situação da mulher hoje? Sabe que temos um ministério específico para Políticas para as Mulheres? Sabe porque comemoramos o dia Internacional da Mulher?
2. A tragédia no Japão - Quais são suas consequências? Qual a explicação geográfica? Já refletiu sobre a questão nuclear no mundo e que consequência essa tragédia trará para os rumos dessa fonte de energia? Quais foram os outros desastres nuclerares no mundo? Quais consequências econômicas da tragédia em números e  do ponto de vista social? Sabia que o Brasil possui a maior comunidade japonesa depois do Japão? Como estamos reagindo a tragédia?
3. A visita de Obama - Quais as consequências imediatas da visita? Que visão de Brasil Obama apresentou em seu discurso? Como fica a promessa da ajuda em Educação e Tecnologia? Precisamos do dinheiro que ele nos emprestou para a Copa? Quais as referências históricas do discurso de Obama?
4. Conflitos da Líbia, Egito - Qual origem do conflito? Posso classificar como liberdade em cadeia como as colônias americanas no século XIX? Qual o papel das redes sociais no conflito? Qual a postura da ONU?