segunda-feira, 30 de maio de 2011

TEMA DE REDAÇÃO SOBRE AS OLIMPÍADAS - Inspire-se com Ana Luisa

A proposta de Redação era escrever um texto dissertativo baseado nessa imagem:
Olha que texto massa de Ana Luisa...

Olimpíadas e Brasil: Essa mistura vai dar certo?
     O Brasil irá sediar um dos maiores eventos do planeta em 2016 e se prepara para receber turistas, atletas e imprensa de todo o mundo. Para que tudo ocorra perfeitamente  bem na primeira Olimpíada da América do Sul, uma estrutura adequada deve ser planejada. A pergunta é se estamos preparados para assumir a responsabilidade de organizar um evento de alto porte.
     A verdade é que o Brasil tem uma infraestrutura ruim em relação à outros países que já sediaram as olimpíadas. A má qualidade de estradas e aeroportos brasileiros, a pequena linha de metrô, a situação dos estádios, a qualidade dos serviços oferecidos, os problemas com a segurança, todas as dificuldades ligadas à mobilidade urbana e o prazo para resolver tudo isso é motivo de preocupação para o governo. Esse deverá investir bilhões de reais para que o resultado seja positivo e é evidente que o Brasil tem outras áreas prioritárias de investimento: na saúde, educação e saneamento. Isso tem gerado uma grande discussão que está levando brasileiros a serem contra ou à favor do evento no país.
     Mas, como não há mais o que se discutir, pois as Olimpíadas acontecerão mesmo por aqui, olhar o lado positivo dos jogos é perceber que toda a estrutura esportiva e urbana que será feita para receber as Olimpíadas continuará aqui quando ela acabar. Além disso, as exportações irão aumentar, o turismo vai movimentar muito dinheiro no país, novos empregos surgirão, vão acontecer incentivos para preparar as pessoas para o domínio da língua inglesa, ocorrerá o estímulo da prática esportiva e tudo isso com os olhos do mundo voltados para o Brasil.
     Organizar uma superestrutura num país onde infraestrutura é um problema, é um desafio a ser enfrentado com bons planejamentos e muitos investimentos. Para o Brasil não falta competência para isso, mas ao realizar uma Olimpíada, o país vai ter que enfrentar vários problemas até 2016, e se conseguir passar por esse processo, irá se beneficiar com o que foi investido. Mas, uma nação que venceu a escravidão e  a exploração de suas riquezas,  com certeza vai fazer das Olimpíadas também uma oportunidade.
Quer conhecer  a dona do texto?

Um comentário:

Unknown disse...

Gostei legal bem estruturada essa tese ....