segunda-feira, 30 de maio de 2011

Propostas de Redação para UESB 2011.2


Proposta de Redação 1:

“Meu pai foi um dos 300 mil judeus poloneses que fugiram para a Rússia antes que a máquina de genocídio nazista pudesse alcançá-los. O restante. Mais de três milhões de judeus poloneses  forma mortos de diversas maneiras. Alguns morreram em combate, outros, como a mãe e os irmãos de meu pai, foram reunidos como gado infectado e mortos  com tiros. Entretanto a maioria dos judeus poloneses acabou indo para os campos de concentração. Aqueles considerados incapazes foram enviados para as câmaras de gás. Aqueles declarados em condições de trabalhar foram transformados em, escravos até não mais poderem trabalhar. Esses também encontraram seu destino. Meros 9% dos 3,3 milhões de judeus poloneses sobreviveram à segunda Guerra Mundial. O regime nazista foi responsável pela morte de 6 milhões de Judeus na Europa ( Burleigh,2000)

“ Uma questão que sempre deixou meu pai atônito em relação à guerra foi na seguinte: Como foi possível que milhares de cidadãos alemães comuns – produto daquilo que ele considerava a civilização mais avançada  da terra – puderam assassinar sistematicamente milhões de judeus, ciganos, homossexuais e deficientes mentais inocentes e indefesos no campos de concentração?  ( Brym, 2006)
 Com base também no filme a Onda responda ao questionamento:
Como cidadãos alemães comuns podem ter cometido o crime do século?

Bases para a produção:

Não esperamos a resposta convencional de que eles eram maus ou que eles – os judeus - ameaçavam a existência do povo alemão.
Queremos que a  produção de vocês tenham bases sociológicas – como é proposta abaixo:

Quando estabelecemos  relações com amigos, namorados, colegas, desenvolvemos ideias compartilhadas ou “normas de solidariedade” . Essas relações são tão importantes  para nós do ponto de vista emocional que algumas vezes  podemos prestar mais atenção às normas de solidariedade do que á moralidade de nossas ações.  Como fazem os alunos ao levar Marco para cima apenas porque o professor pediu. Para agradá-lo sem atentar-se para o que exatamente estavam fazendo.
Um estudo sobre nazistas que levavam os judeus  para áreas rurais a fim de matá-los deixou claro que muitas vezes os soldados  não odiavam aquelas pessoas, nem mesmo tinham quaisquer sentimentos de repulsa. Eles simplesmente desenvolveram uma lealdade profunda para com os outros e sentiam que deveriam desempenhar as tarefas que lhe foram designadas, sob o risco de desapontar colegas e superiores.

Proposta de Redação 2:

“"A Onda" critica e avisa:  nossa juventude pouco se importa com o mundo ao seu redor. Mas, e se de uma hora para a outra começarem a se importar? Os jovens são cada vez mais influenciáveis (culpa da televisão?) e em busca de algo maior para suas vidas, e se alguém lhes oferecer isso?”
Produza um texto dissertativo-argumentativo em que você desenvolva as ideias contidas no fragmento em destaque e que tenha como tema:
“A juventude que não deseja revoluções, explode prédios e incendeia favelas ”.
OBSERVAÇÕES:
1) Utilize a modalidade padrão da língua.
2) Enfoque a juventude  num sentido mais amplo da realidade brasileira ou alemã.
3) Discuta causas e consequências da existência do fenômeno apresentado na Onda na realidade pós-moderna.
3) Sua conclusão deve propor o conhecimento ou a ignorância como arma para o jovem do século XXI

Proposta de Redação 3:

Tomando como referência a discussão iniciada no filme a Onda e desenvolvida no texto de Carlos Drummond  de Andrade escreva um texto argumentativo sobre o seguinte tema:
“ Vivemos numa sociedade em que as marcas valem mais que as pessoas.”



Nenhum comentário: