quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Enem 2011 - Redação Nota dez!


Estamos no processo de correção das redações do Enem de nossos alunos, mas dada a ansiedade por conhecer recortes que vocês julgam interessantes. Segue a redação de Spartakus. Uma referência, mas relaxe estou orgulhosa!!!!! meus alunos vão bombar viu.

Mara Rute 




Chave – Mestra  - Spartakus 
A rede mostra-se  como um caleidoscópio de informações, numa era onde o que acontece vai para a internet instantaneamente. Ao mesmo tempo que o tráfego de informações e a quebra de privacidade são democráticas, pois levam questões políticas ao debate público, também são intrusivos, pois transformam segredos pessoais em manchetes mundiais.
O meio cibernético quebrou a barreira da censura e mostrou-se como arma democrática em 2011 ao acabar com o sigilo de documentos americanos -  O Wikileaks se tornou um instrumento de cidadania. Ao mesmo tempo, redes sociais venceram os aparatos da censura de governos totalitários no Oriente Médio e resultaram na Primavera Árabe. O próprio conceito de privado dos governos é transformado, o que se exemplifica no Portal da Transparência Pública.
Entretanto, o sigilo pessoal também foi quebrado com a Revolução Digital. Além de tweets e fotos impróprias voluntariamente postadas por internautas, existe também a divulgação de segredos de amigos e artistas, com impacto maximizado pelas redes informacionais. Em 2010, vídeos de Miley Cyrus usando drogas foram para o meio online e prejudicaram sua carreira. Já Rihanna foi espancada e em menos de 24 horas o mundo já conhecia seus hematomas.
A internet é uma chave-mestra que revela toso os segredos, sejam eles bons ou ruins. Esta quebra de privacidade é um fato, com vantagens e desvantagens. Cabe ao homem saber usar a rede de forma inteligente, combatendo a censura política, e não contra si mesmo, destruindo segredos pessoais. Somente assim  rede se tornará uma arma que defende os direitos humanos e não a superposição midiática. 

Nenhum comentário: