segunda-feira, 11 de junho de 2012

Música no Enem


Com a ideia cada vez mais crescente de colocar músicas no vestibular, vamos treinar por aqui sempre algumas questões. Que tal começar com Marisa Monte? 


Leia a canção eternizada por Marisa Monte em seguida responda ao questionamento proposto:
A Dança da Solidão
Solidão é lava/ Que cobre tudo
Amargura em minha boca
Sorri seus dentes de chumbo...
Solidão, palavra / Cavada no coração
Resignado e mudo
No compasso da desilusão...

Desilusão, desilusão / Danço eu, dança você / Na dança da solidão

Camélia ficou viúva, / Joana se apaixonou,
Maria tentou a morte / Por causa do seu amor...
Meu pai sempre me dizia: / Meu filho tome cuidado,
Quando eu penso no futuro, / Não esqueço o meu passado

Desilusão, desilusão / Danço eu, dança você / Na dança da solidão

Quando vem a madrugada / Meu pensamento vagueia
Corro os dedos na viola / Contemplando a lua cheia...
Apesar de tudo existe/ Uma fonte de água pura
Quem beber daquela água / Não terá mais amargura
( Paulinho da Viola)

 Sobre a canção “ A dança da solidão”, é correto afirmar:
a) Indica que a desilusão é desencadeada pela tomada de consciência da degeneração física que acomete o sujeito lírico.
b)  Remete à autocondenação recorrente do sujeito lírico pelos atos por ele cometidos equivocadamente no passado.

c) Demonstra que o sofrimento provocado pela solidão adquire outro significado quando assumido como fonte de inspiração.

d) Indica que o sujeito lírico é incapaz de superar a amargura e a solidão.

e) Revela o esforço de abordar a amargura a partir do ordenamento temporal das experiências do sujeito lírico.




























Gabarito? C

Nenhum comentário: