segunda-feira, 11 de junho de 2012

Redação Análise de Imagem - Brasil : esporte e eleição por Talles Tauan


Talles Thauan Leite Souza

Seguindo na produção de  redações com base em imagem os alunos do curso da professora Mara Rute produziram uma redação com reflexões sobre o esporte e a política no Brasil. Apreciem o texto do aluno Talles Tauan. 



Camisa 10 - confirma

            Nenhum outro esporte mobiliza tanto o brasileiro quanto o futebol. O envolvimento emocional que o povo  tem com esse esporte é tão profundo, que mesmo em tempos difíceis, como o da ditadura, a alegria dos gols amenizava a dor da tortura. Em 2014, além de lotar os estádios para prestigiar a seleção, os brasileiros devem ir às urnas para exercer sua cidadania. Só não pode votar no artilheiro e torcer pelo político.
            “Noventa milhões em ação. Pra frente Brasil. Salve a seleção!”. Este foi o hino que embalou a campanha da seleção brasileira, tri-campeã da Copa de 70. Com versos que exaltavam um Brasil grande e forte, que seguiria unido rumo o desenvolvimento e a modernização, a ditadura fazia campanha publicitária usando a paixão nacional, o futebol, para fazer propaganda política. Enquanto o Brasil era hipnotizado pelas imagens da seleção no México, os meios de comunicação sofriam forte censura, presos políticos eram torturados, mortos, exilados ou simplesmente desapareciam.
                É evidente que a Copa do Mundo é mais que um evento esportivo para os brasileiros, o futebol faz parte de nossa identidade e a copa é o momento em que afirmamos nossa brasilidade. De certa forma é inexplicável como um esporte pode mexer tanto com uma nação, mas independente disso em 2014, ano de copa e de eleições no país do futebol, o brasileiro deve escolher com cautela seus representantes. É preciso separar a festa da política, sendo um torcedor apaixonado dentro do estádio e um cidadão consciente na urna.
            Em tempos tão difíceis, como os dos “anos de chumbo”, o futebol foi o meio usado pelos ditadores para desviar o olhar das pessoas da violenta repressão para a alegre e campeã seleção brasileira. Em 2014 a festa do futebol será aqui no Brasil, a seleção treinou durante 4 anos para se apresentar, e o cidadão, será que ele aprendeu em 4 anos em quem deve votar?

Nenhum comentário: