quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Importância da memória na construção da Identidade



Para não fazer de novo
Em diferentes contextos históricos projetos de melhoria e avanço em comunidades do planeta nem sempre alcançavam os objetivos premeditados. Em tal perspectiva, a ausência de memórias cognitivas e sociais levou a humanidade a barbáries que precisam ser relembradas para que cenários de destruição humana não sejam repetidos na posteridade.
Desde os primeiros sonhos mercantis de nações europeias a hegemonia norte-americana sobre alguns territórios árabes, as formas desmedidas de dominação fizeram com que utopias almejadas fossem transformadas em projetos inconclusos de sociedades subjugadas pelo poder. Nesse contexto, a difusão de ideologias como o nazifascismo influenciaram países como o Brasil a violarem códigos humanistas e executarem governos ditatoriais que transformaram os anseios de uma sociedade igualitária em projetos positivistas desarticulados socioeconomicamente.
Para além dos caracteres ideológicos, a ausência de um arcabouço intelectual-histórico conduziu comunidades a atrocidades xenofóbicas. Em virtude de teorias pseudogenéticas, a afirmação de supremacias como a caucasiana sobre povos africanos ou de arianos sobre hebraicos corroborou para que a espécie humana vivenciasse uma seleção longe da proposta por Charles Darwin, mas uma seleção desumana, cruel e bárbara. Dessa maneira, relembrar tais fatos compõe a égide da não repetição e, consequentemente, o predomínio de ideais iluministas como a liberdade, igualdade e fraternidade.
Para Eduardo Galeano a memória social é a progenitora da afirmação de melhorias futuras. Nessa visão, o ser humano precisa, em primazia, compreender a singularidade e as diferenças, desvinculando do conceito de hegemonias raciais para que o clímax da sociedade ideal não seja tão somente alcançado mas, sobretudo, que permaneçamos na constante busca pela recordação do passado para a construção de melhorias no presente e, principalmente, no futuro.

Tiago  Silveira

Nenhum comentário: