segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Tema de redação Trânsito - Professora Mara Rute propõe redação modelo portfólio 2013

O Portfólio é um conjunto de temas comuns ao processo seletivo que todo mundo que quer estar bem preparado deve fazer.
Leia os temas e inspire-se na redação modelo para fazer a sua.

De redação em redação a gente chega lá!



Ensaio sobre vias seguras
As cidades brasileiras receberam nos últimos tempos um volume grande de carros para suprir a carência de tempo da vida moderna. Esse contingente cria engarrafamentos, gera violência e acidentes. Nesse contexto, os dados de morte no trânsito levam nações a buscarem desde transportes alternativos até medidas mais severas para diminuir os efeitos de um trânsito suicida.
            A rápida urbanização sofrida no Brasil, desde os anos 1950, reflete-se em cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, que crescem e multiplicam seus problemas no setor de transporte. Isso porque o planejamento e a infraestrutura das estradas não acompanharam o mesmo ritmo de desenvolvimento do país. Além de questões estruturais, o desrespeito perante as regras de trânsito, ingestão de bebidas alcoólicas e a falta de prudência e educação de grande parte dos motoristas, transforma o asfalto em arena de disputas, e  viver, uma aventura perigosa.
            Diante dessa situação, não cabe mais pensar em pseudo-soluções, como aumento da malha viária que logo atrairia mais automóveis para as ruas e estradas. A solução começa com investimento maciço em transporte público de alta capacidade como fez o Japão - na construção de trens e metrôs – aliado a projetos de mobilidade urbana sustentável como as ciclovias. A manutenção e maior fiscalização e sinalização nas vias têm grande relevância por contribuir com a diminuição dos acidentes. Projetos importantes como o sistema de rodízio de carros em São Paulo é um exemplo real para suavizar o caos nas grandes metrópoles e medidas mais severas como a Lei Seca, pode ser uma saída para repreender motoristas inconsequentes.
            Pelo andar de carros velozes, que matam uma pessoa a cada sete minutos, o trânsito é mesmo um campo de guerra. Mas, por trás de placas de metal estão seres humanos, e esses são, concomitantemente, um dos problemas e uma possível solução para reverter essa realidade brasileira. Ações educativas e conscientização por parte da sociedade podem abrandar os efeitos perversos e contribuir para um trânsito mais humano, prudente e seguro, melhorando assim a qualidade e a duração de vidas.
 VEJA A PROPOSTA DE REDAÇÃO EM www.mararute.com.br 

Nenhum comentário: