domingo, 25 de fevereiro de 2018

Jonas e o circo sem lona


REVISÃO UESB 2018

Jonas e o Circo sem Lona

O peso do desafio é nessa reta final conseguir colocar em uma página o que você precisa saber sobre. Jonas e o Circo sem Lona. Mas se quem nos ilumina é Deus ele pode nos dá essa percepção não é mesmo?



1. É impossível não lembrar de Eduardo Galeano ao findar a história de Jonas e pensar que – o sonho ajuda o homem a avançar. Na infância os sonhos nos movem. Mas, e as infâncias roubadas? 

2. A UESB em sua lista sempre contempla filmes em protagonizados por crianças

A cor do Paraíso/ Capitães da Areia/ A beira do caminho/ Infância Clandestina/ Mutum e a lista é incontável.



Alguns inspiraram tema de redação como foi em 2012.2 A cor do Paraíso.





PROPOSTA de 2012.2

A partir da temática abordada no filme “A Cor do Paraíso”, do qual se destacam os fragmentos citados, e com base nas ideias de “Estratégias para a promoção dos direitos das pessoas portadoras de deficiência”, produza um texto dissertativo-argumentativo em que você discuta o tema:

O tratamento que a sociedade dispensa às pessoas portadoras de necessidades especiais.





3. O filme é uma narrativa simples e traz questões temáticas já cobradas em outras obras fílmicas como educação – Tema dedicado ao documentário Pro dia nascer Feliz de 2011 que contava o dia a dia da educação de jovens de distintas classes sociais no Brasil.

4. Os filmes inspiram questões na prova de literatura, na prova de ciências humanas e, pode pesar como tema de redação. Se Jonas fosse tema de redação quais aproveitamentos você poderia fazer do filme para usar na redação? Pense nisto?

5. Lembre-se que o que se espera da sua leitura de cinema não é domínio técnico da produção, mas a temática que se discute no filme.

6 -  A interferência da documentarista é um ato muito inovador. Ela interfere no rumo da vida da personagem não apenas   conta a história. Além disso aparece no final da narrativa consolando Jonas.

7 - Você gosta mais de fazer o circo ou de estudar? Essa é uma pergunta pertinente na narrativa. O tema escola e educação é recorrente na UESB e, nesse caso, a escola aparece personificada na diretora que poda a arte/ que rotula o aluno e entende a escola como espaço que não tem espaço para arte. Questão que a UESB sempre discute.

8 – No gerenciamento do circo se vê os ensaios –  executam o que sabem (Michael Jackson – as estripulias) e a divulgação e tentativa de trazer pessoas para o circo, além da dificuldade do engajamento de outros jovens que tem compromissos familiares/ a falta do conhecimento técnico dos meninos e demais vivências de um grupo sem oportunidades sociais. O que se evidencia é a lacuna do Estado em garantir que esses jovens sejam moldados pela arte como perspectiva de vida.

9. Como a Maioridade Penal aparece no filme?  

Lembre-se que essa discussão feita no filme do ano passado Sem Pena – reaparece aqui do mesmo modo. O Estado busca punir àqueles que deveria cuidar.  

10. A mãe é uma mulher a ser observada na obra.

 Aspectos a serem vistos:  o medo da violência/ o medo de acidente de carro nas estradas do circo – carro já havia capotado com Jonas quando ele era bebê.

Um aspecto importante é que a mãe não considera circo um coisa ruim. Ela diz: “circo é bom circo não é ruim não. Se eu dizer que circo é ruim eu tô mentindo.

11. Lembre-se também que o filme espelha a desigualdade e falta de oportunidade da cidade de Salvador.

12. Outra questão: A visão que Jonas tem da escola e a visão que a escola tem de Jonas. Essa visão é deveras importante se você quiser entender as denúncias sobre a visão da escola explicitamente feitas no filme.

Uma cena que ilustra bem essa percepção é a visão de Jonas da aula de história.

A professora diz: “pra mim história é falar do presente do passado e do futuro. Enquanto isso, Jonas desenha uma história em quadrinhos de circo.

E depois diz para mãe: “vai valer o quê saber do Faraó que morreu já tem milhões de anos?

A mãe responde:

- Não importa você tem que saber.....

E então a escola continua sendo um lugar onde se ensina o que não se quer aprender e a mesma não abre espaço para que os alunos entendam a importância dela.

13. A figura da professora é importante – as ameaças “se eu pegar alguém escrevendo na parede essa pessoa vai limpar a parede toda da sala”; ameaças com a “avaliação processual”.

E, o mais gritante:

Por que não pode ser outro aluno?



Para Jonas é mesmo SEM SAÍDA entendeu?

A mãe não acredita e a escola também não. As redes de proteção dessa criança não existem!!!!

- Professora: Aluno que não gosta de escola. Aluno que vem para escola filar aula nunca foi referência nem vai ser. Você acha que vai?

E por que tem que ser ele não pode ser outro aluno?

De onde você o conhece ?

Diretora do filme: Quando eu estou aqui eu vejo uma postura dele. Então quando a gente sai é diferente?

Professora: Completamente. Vocês saem e em seguida ele sai da sala. Ele finge que estuda na frente de vocês. Quando vocês se retiram ele não tem nenhum compromisso. E isso me incomoda. Isso pra mim não é referencial pra ninguém. Porque eu vejo a escola como local de aprendizagem e não lugar de brincadeira. De desleixo. E ele é um menino exatamente assim. E ele sabe disto. Já conversei diversas vezes. Então, eu não concordo com esse documentário que vocês estão fazendo. Simplesmente isso. Desculpa se eu fui grossa com você, mas é por aí. Tô sendo justa comigo primeiramente[1].







14. O filme é sobre tentativa de fazer arte da mesma maneira que o circo é para Jonas. A voz diz: “você pra fazer o circo tem que juntar seus amigos? A gente pra fazer o filme também tem que juntar nossos amigos.”

15. Jonas diz que sem o circo é como ele receber uma facada no coração, mas lembre-se que o filme se realiza e é premiado. O circo não.

16.  A CENA POSTERIOR É A DE EXTREMA TRISTEZA DE JONAS.....

Ele diz que o filme não vai ficar muito bom, por que não tem mais circo para filmar.

A diretora pergunta:

– Se ficar ruim?

Jonas diz:

 – Se ficar ruim eu vou ficar com vergonha[2]. Porque vocês tinham milhões de coisas pra fazer e vieram fazer um filme sobre meu circo que não existe mais.

17. Acho importante ressaltar a questão do tio e da mãe para legitimarmos a preocupação da mãe em impedir Jonas do circo como parte de sua responsabilidade em criá-lo numa situação de vulnerabilidade social.

O tio diz:

- Eu sou tio tô aí pra apoiar......

-A mãe pergunta:

 – Jonas vindo pra cá vai dormir aonde? Vai comer aonde? Quem vai cuidar dele?

 Não tem resposta aos seus questionamentos no filme.  

18. E o fim do discurso da mãe é sua certeza sobre o fim do circo. Possivelmente ela recebeu a pergunta da diretora sobre como Jonas vai ficar perdendo o circo. Eis sua resposta:

- Tudo vai se acostumando né? Jonas é que não acostuma. Eu não sei até que momento que eu vou segurar ele aqui...

Entanto eu puder. Foco nos estudos e a gente vai tocando a vida....

Impossível não lembrar da canção.... ANDO DEVAGAR PORQUE JÁ TIVE PRESSA......

19. Jonas termina dizendo que tá com vergonha. Todos foram embora ele ficou sozinho.

A mão da diretora que afaga o menino e o consola com a frase que arrebata todos os que assistiram:

Não é o fim do seu filme. É o fim desse filme.



Já para vocês minha pergunta é:



O que você vai fazer com essa história?

Uma questão da prova ou uma questão da  vida?



















[1] Claro que para esse trecho não tenho comentários. Exceto da coragem da diretora de nos permitir ver, sem efeitos ou cortes a visão que tem a escola que forma nosso futuro.
[2] Jonas quem deve ter vergonha é o Brasil por não te dar a chance de realizar seus sonhos.

Nenhum comentário: