terça-feira, 28 de julho de 2015
quinta-feira, 16 de julho de 2015
Redação Modelo Altruísmo
Ensaiando
um novo amanhã
No limiar da contemporaneidade
as relações entre os homens se tornam fluidas e impalpáveis. Tal fato ratifica
que o mundo evolui em tecnologias e regride em solidariedade. No bojo dessa
problemática, o conceito de cativar ensinado pela raposa no livro de
Saint-Exupéry demonstra que os valores hodiernos pautados no individualismo são
passíveis de modificações atreladas ao surgimento de uma nova visão altruísta e
fraterna de convivência coletiva.
A evolução humana ainda é
incapaz de alçar voos que consolidem a plenitude em todas as instâncias
sociais. Nesse viés, o século passado emergiu como exemplo de frustração onde
concomitante às grandes descobertas técnico-científicas surgiram governos
ditatoriais capazes até, a exemplos do nazista, de distinguir os seres humanos
e decidir quem deve ou não viver. Logo, a essência do homem elucidada pelo
filósofo Sócrates é deturpada pela busca por poder.
Contrariando a lógica perversa
do capitalismo que permite a perduração das imposições individuais de poder, o
pequeno príncipe que dá nome a obra de Exupéry, ensina-nos que o amor e a
amizade são ferramentas estratégicas para a enfim realização pessoal. Afinal, é
sensato pensar que, embasado na lei física de Newton de ação e reação,
tornar-se responsável por alguém é garantir o inverso com a mesma intensidade.
Foi alcançando essa cognoscibilidade que a médica Zilda Arns trouxe a esperança
de um futuro possível para crianças desnutridas no Brasil.
Para o sociólogo Jean Paul
Sartre, a esperança é ainda uma concepção de futuro. Embasado nessa verdade, a
extensão do ato de cativar ao próximo converge em um mecanismo primordial para
se atingir um mundo próspero. Para tanto, as condições técnicas e científicas
atuais nunca antes alcançadas devem ser usadas primordialmente em prol da
coletividade, bem como para sanar o problema da fome e doenças epidêmicas.
Dessa forma, a ciência que já foi propulsora de conflitos representaria a
ferramenta consolidadora da ainda onírica ideia de harmonia coletiva.
Blenda Erdes
Redação Modelo Amizade
Aprendendo
com a raposa
Da máxima Camoniana de que as
vontades se modificam junto aos tempos à sociedade líquida proposta pelo
sociólogo Bauman, os laços humanos tornaram-se fragilizados. O homem, passou então
a cultivar valores subjugados à materialidade e seus relacionamentos se desfaz
de princípios altruístas e do conceito de cativar.
A perspectiva de competição e
consumo, nos tempos hodiernos, se sobrepõem à necessidade de manter com o outro
um vínculo sólido e verdadeiro. Nesse sentido, perpassando por ações de
corruptos e corruptores ao apego a “smartphones” e amizades construídas e
desfeitas virtualmente, a humanidade cega o seu olhar para o outro e
“coisifica” sua vida e relações. Dessa maneira, os laços altruísticos cederam
lugar à indiferença.
Ademais, vive-se tempos
efêmeros. Alicerçado nessa lógica, o homem atribui preço às horas, desfalece os
rituais de afetividade, trata as pessoas como bens de consumo e se prende às
suas inseguranças ao fazer da interpessoalidade algo volúvel. Assim, o ideal de
cativar presente na obra O Pequeno Príncipe dilui-se no imediatismo e
descartabilidade dos vínculos hodiernos.
De forma análoga ao livro de
Saint-Exupéry, a humanidade, despida de valores, carece de raposas que resgatem
a essência dos relacionamentos. Portanto, faz-se necessário ir além dos
princípios ideológicos e promover, em âmbitos que vão desde o familiar às
relações profissionais, momentos que fortaleçam as interações e permitam que o
ato de cativar não se perca em meio à liquidez.
Anne Dias
quinta-feira, 25 de junho de 2015
Reunião dos Pais - Confraternização do Curso de Mara Rute em Itabuna
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Mara recebendo aviso de aprovação do além... |
Há 139 dias do vestibular, no dia 7 de Junho os pais dos alunos do curso da Professora Mara Rute se reuniram no Itabuna Palace Hotel para juntos descobrirem formas de otimizar tempo e as relações a fim de construírem uma trajetória de sucesso nos processos seletivos para seus filhos. Entre as questões discutidas estavam a direcionar os estudos nesse segundo semestre, do uso moderado do acesso a internet, de como o preparo físico e psicológico contribuem para o sucesso, do processo da redação para alcançar boas notas e de um planejamento eficaz.

Foi muito bom dizer aos pais como seus filhos trabalham muito para conquistarem o que uma parcela tão pequena da população deseja, mas foi bom também os alunos saberem o quanto seus pais trabalham para seus sonhos.
Um encontro que foi finalizado com um coffee break e muitas fotos para os universitários de 2015/2016 que vão mudar o mundo e, eu tive a honra de conhecer.
Confiram as fotos, e vejam que realmente eles fazem de tudo por vocês!
#CursoDeMara #ReuniaoDosPaisItabuna #EuQueroPassar
#CursoDeMara #ReuniaoDosPaisItabuna #EuQueroPassar
Só para VIPS!! AmorPrazol |
domingo, 14 de junho de 2015
quarta-feira, 10 de junho de 2015
Tema de Redação Bahiana 2015
BAHIANA
– 2015
Tema dessa semana por e-mail
"Na era
da mundialização, em que a diversidade externa tende a tornar-se cada vez mais
pobre, torna-se urgente manter e preservar a diversidade interna de cada
sociedade, gestada por todos os grupos e subgrupos humanos que a constituem e
que desenvolvem, cada um, diferenças às quais atribuem extrema importância. Em
certa medida, a diversidade cultural poderá pelo menos ser mantida e estimulada
pela preservação das especificidades culturais dos diferentes grupos sociais:
assim como se criam bancos de genes de espécies vegetais para evitar o
empobrecimento da diversidade biológica e o enfraquecimento de nosso ambiente
terrestre, é preciso, para que a vitalidade das sociedades não seja ameaçada,
conservar, ao menos, a memória viva de costumes, de práticas e saberes
insubstituíveis que não devem desaparecer. Pois é a diversidade que deve ser
salva, não o conteúdo histórico que cada época lhe conferiu e que ninguém
saberá perpetuar para além dela própria. A nova legislação brasileira abre,
nesse sentido, vias que poderão ser úteis como inspiração para toda a
comunidade internacional." (LEVY-STRAUSS, 2001:27).
Considerando
as ideias contidas nos textos motivadores, escreva uma dissertação
argumentativa na forma padrão da língua portuguesa, sobre a importância e os desafios na preservação da memória dos costumes,
práticas e saberes, e forma que o legado de uma sociedade, constituído em sua
diversidade, seja mantido em um contexto de globalização, que tende a
homogeneizar todas as práticas culturais. Procure apresentar em seus
argumentos, sugestões para que sejam mantidas e valorizadas, na medida do
possível, as especificidades culturais dos diferentes grupos sociais,
levando-se em conta que a hibridização da cultura é marca característica da
contemporaneidade.
Redação Modelo de Memória
Não são desse recorte - só para servir de referência
Redação Modelo de Memória
Não são desse recorte - só para servir de referência
Estrutura de Um artigo de Opinião - Aula de Mara Rute
No que se refere à estrutura
do artigo de opinião, o que se espera é a inserção de alguns elementos
característicos desse tipo de texto, conforme segue abaixo.
Barema: estrutura do artigo de opinião
Introdução: Li
recentemente,________________. Segundo ______. Lendo essa _________ leitores,
qual conclusão que se tira de imediato? ______________________________. Mas
será que é mesmo?
Desenvolvimento:
Indo um pouco
adiante na reflexão descobrimos que _______________________. Isso enseja uma
reflexão ________________________. Em primeiro lugar é preciso dizer que, por
mais óbvio que pareça __________________________.
Conclusão:
Ponto de vista em
até 2 períodos.
Para a produção de um artigo de opinião, é necessário que haja um problema a ser discutido e seja proposta uma solução ou avaliação, refletindo a respeito do assunto. Assim, o artigo de opinião pode ser estruturado da seguinte forma: situação-problema, discussão e solução-avaliação. Vejamos: a) situação-problema: coloca a questão a ser desenvolvida para guiar o leitor ao que virá nas demais partes do texto. Busca contextualizar o assunto a ser abordado, por meio de afirmações gerais e/ou específicas. Nesse momento, pode evidenciar o objetivo da argumentação que será sustentada ao longo do artigo, bem como a importância de se discutir o tema;
b) discussão: expõe os argumentos e constrói a opinião a respeito da questão examinada. Para Guedes, todo texto dissertativo precisa argumentar, ou seja, apresentar provas a favor da posição que assumiu e provas para mostrar que a posição contrária está equivocada. Os argumentos baseiam-se nos conceitos apresentados, na adequação dos fatos para exemplificar esses conceitos, bem como na correção do raciocínio que estabelece relações entre conceitos e fatos
Para evitar abstrações, geralmente faz uso da exposição de fatos concretos, dados e exemplos, com o emprego de sequências narrativas, descritivas e explicativas, entre outras;
c) solução-avaliação: evidencia a resposta à questão apresentada, podendo haver uma reafirmação da posição assumida ou uma apreciação do assunto abordado. Não é adequado um simples resumo ou mera paráfrase das afirmações anteriores.
Essa estrutura do artigo de opinião não é rígida, mas o caracteriza, diferenciando-o de outros gêneros, a fim de facilitar os encaminhamentos didáticos presentes no seu processo de ensino-aprendizagem.
REDAÇÃO MODELO
Li recentemente em um
artigo da Folha de São Paulo que o século XXI traz consigo a tônica do rápido e
expressivo envelhecimento dos países emergentes. Tal fato é acompanhado pela
falta de infraestrutura, principalmente no âmbito da saúde. Será que tais
problemas se restringem à melhor idade?
Você deve pensar que a
velhice requer mais cuidados, todavia um envelhecimento saudável começa com uma
infância vivida e assistida de forma plena. Indo um pouco adiante, cada fase da
vida representa um forçoso e, por vezes, penoso aprendizado. No início a
criança passa por mudanças que vão do falar ao caminhar. Tantos desafios, se
acompanhados por profissionais que respaldem seu crescimento, garantirão um
desenvolvimento mais saudável.
Ao que tudo indica, respeitando os traços
próprios de cada pessoa e de cada história, a entrada progressiva para a
velhice se apresenta como extremamente desafiante. Isso porque enquanto na
infância tudo aponta para um futuro cheio de sonhos, a velhice aponta para um
presente onde o futuro se torna cada vez mais próximo e os sonhos cada vez
menos fascinantes. Diante disso, um acompanhamento de um geriatra que consiga
apreender tamanha angústia frente ao envelhecimento se faz essencial para que
tal período se torne, de fato, a melhor idade.
Estas constatações
ensejam conclusões de que o envelhecimento e o nascimento são evoluções
sociais, entretanto este não pode acontecer de forma desordenada. Faz-se
necessário o acompanhamento de médicos e outros profissionais da saúde
acompanhando o indivíduo durante todas as suas etapas para dar mais vida aos
seus anos, ao invés de, simplesmente, dar mais anos a sua vida.
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