domingo, 14 de outubro de 2018

Simulado Poliedro 1 / 2018 - Caminhos para combater o problema do Vício no Brasil - Gabarito de redação comentado





O que diz o Gabarito Oficial:
O vício, independentemente de suas características, traz diversos prejuízos ao indivíduo e para as pessoas que estão à sua  volta ( família, amigos, colegas de  trabalho etc.) Por isso, é de extrema importância discutir as causas e os efeitos das diferentes formas de dependência presentes na sociedade atual. Os textos de apoio apresentam alguns fatores psicológicos que envolvem o tema, bem como suas consequências no âmbito individual e social. A proposta de intervenção, nesse caso, não pode ser simplista, pois deve-se considerar tanto a conscientização das pessoas para que elas não desenvolvam tais vícios, como também a melhor maneira de lidar com esse problema nos dias de hoje.
Visão dos textos de apoio:
O texto I tratava de vários aspectos que não eram importantes para o tema como a diferença entre vício e hábito e os motivos diversos para adquirir um vício.
Esperava-se desse texto de apoio  a ideia de que o vício é um mecanismo de fuga emocional ou que ele utilize a psicologia como fonte ou os tipos de vícios como exemplificação.
No texto II há uma complementação do que foi apontado no texto 1 – ele explica tipos de vícios  apontando já explicitamente quais são os desafios  e, portanto, os caminhos para vencê-los.
A)     O álcool é um vício socialmente aceitável e que começa desde a adolescência  - caminho para combater – condenação social e conscientização de  seu mal desde a adolescência .
B)     O vício em jogo  cresceu muito com o acesso a tecnologia e a internet – caminho para combater – educação tecnológica/ também caberia dizer que enquanto o combate no passado era de  corridas, rinhas e jogos de azar, o vício hoje não tem limites  exemplificar com os simulacros como  a Baleia Azul.
C)      O cigarro como um vício de  socialização -  caminho para combater – a condenação  social  - lembrar que o Brasil já faz isso e tem uma das maiores propagandas antitabagismo do mundo.
D)     As drogas ilícitas é um enorme desafio no Brasil – com um crescimento grande nos últimos anos. Esse e o álcool deveriam ser os vícios mais enfatizados nos textos.
                         O texto III  aponta o direcionamento  para a conclusão e propõe que é um problema  não somente do indivíduo, mas social e que atinge todas as classes  sociais. Portanto, era obrigatório no detalhamento o Estado, a Família, a Mídia e demais outros atores atuando no processo da mudança.

Introdução:
O aluno deveria direcionar o recorte do seu texto para mostrar caminhos para garantir a diminuição dos vícios no Brasil.
É importante conferir se o que ele disse foi explicado devidamente no desenvolvimento e se o tamanho da explicação se adequa ao que foi proposto na introdução. Há alunos que dizem mais na introdução do que no desenvolvimento ou fazem uma introdução muito curta e, quando vai explicar, trata de questões que não apresentou na introdução.
Desenvolvimentos
É um texto padrão Enem então ele deveria seguir a estrutura padrão de explicar/ provar e finalizar cada desenvolvimento.
Lembre-se que o tema já permite que o aluno vá apontando soluções ao longo do texto pois propõe a ideia de CAMINHOS para combater.
Fique atento a essa organização do texto e, quando corrigir, identifique as partes para que o aluno saiba aprimorar sua estrutura.
O tema tem sido discutido amplamente nos últimos dias no mundo, é interessante ficar atento a qualidade das fontes que ele vai utilizar para não cair no senso-comum. Veja que os textos de apoio já apontavam um certo direcionamento de  discussões. Veja os comentários  sobre os  textos de apoio feito acima.
Observe também o marcador coesivo usado para a fonte se, de fato, corresponde ao marcador ideal. 
Não se trata de um texto opinativo veja a dosagem desse ponto-de-vista extremamente pessoal que os alunos tendem a ter quando tratam de um tema muito discutido. Tudo que ele disser precisa ser provado.

IMPORTANTE – Atente-se para a estrutura da conclusão. Precisa ser modelo Enem com 4 períodos – síntese – veja se a frase usada de fato sintetiza o que foi proposto. Solução – já estava meio definida – detalhamento – veja se atores utilizados fazem sentido com a discussão proposta  e  a frase final.

Produzido pela Equipe do Curso da Professora Mara Rute - Proibida a reprodução. 
Se você é professor porque ao invés de copiar não vai criar o seu? 
Se é aluno. Fique à vontade. Estamos aqui para contribuir para seu sonho. 
Siga também nosso trabalho no Instagram @prof.mararute

Nenhum comentário: