sexta-feira, 24 de junho de 2011

UESB - Pro dia Nascer Feliz



Mais uma vez a UESB dá mostras de como é criteriosa nas escolhas de suas obras e de como tem interesse em convidá-los a refletir sobre grandes questões que devem passar pela mente daqueles que, ao concorrer a uma vaga na universidade pertencerão a um grupo minoritário no Brasil. Se aprovados serão produtores dos passos para um país melhor - mais desenvolvido. Pensando nisso, uma das questões principais de uma sociedade mais desenvolvida sem dúvida é a educação. Mas, essa questão tem sido esvaziada de sentido uma vez que a maioria esmagadora dos alunos apregoa a educação como uma solução para tudo ou como um eterno problema, sem avaliar seus avanços no Brasil e os atores do processo. Então, compra-se sempre o discurso “a educação do Brasil vai mal” ou " educação é a solução" sem ao menos discutir de que maneira e, sem ouvir os que contribuem para que ela esteja dessa forma ( boa ou má). Esse documentário contribuirá muito para que você monte um tabuleiro de xadrez sobre essas questões. Isso porque terá a oportunidade de ouvir as variadas partes do processo: professores, alunos e o que é mais interessante - de distintas classes sociais. Inclui também outros problemas que afetam a educação como a violência na escola e a falta de ajuda da família no processo de formação.

Antes de seguir em frente com a análise do filme, convido-lhe para um mergulho mais profundo nas questões da educação brasileira. Existe um estudioso que tem uma opinião sobre educação que merece ser lido: Esse é um link para um artigo dele: http://veja.abril.com.br/140410/brasil-primeira-potencia-semiletrados-p-118.shtml. Outra opção é segui-lo no twitter (@gioschpe). Você vai ler e saber a opinião dele sobre educação em primeira mão.

Pensada a questão da educação acho importante você ler também o material produzido pela própria UESB. Chama-se “Leituras de Cinema” para o Vestibular - parte do projeto Janela Indiscreta. Segundo informa a própria universidade: “Em seu conteúdo, o livreto traz uma breve apresentação do projeto e dos filmes já exibidos e, é claro, dos que serão cobrados este ano - “Linha de Passe”, de Walter Salles e Daniela Thomas; “A Onda”, de Dennis Gansel; e “Pro Dia Nascer Feliz”, de João Jardim”. E o principal: apresenta leituras sobre estes últimos, feitas pelos convidados para comentar os filmes nas sessões e por outras pessoas que aceitaram colaborar com a proposta. Sem dúvida, é um excelente complemento para os estudos. http://www.uesb.br/evidencias/2010/11/livreto.pdf

Eis também a sinopse oficial do filme:

"Pro Dia Nascer Feliz" é o segundo longa-metragem do diretor João Jardim, diretor do cultuado documentário "Janela da Alma" que, em 2002, bateu recordes de público no gênero. Através de uma investigação do relacionamento do adolescente com a escola - ambiente fundamental em sua formação - o diretor traz à tona, além de questões comuns a qualquer adolescente dentro do ambiente escolar, questões como a desigualdade social e o impacto da banalização da violência no desenvolvimento de muitos desses jovens.



Assista aqui a aula comentada da obra pela prof. Mara Rute



“Às vezes acho que é um pouco violento, sei lá, o jeito como se vive no mundo e, às vezes, eu acho que as pessoas realmente têm que deixar de lado as coisas que acreditam para conservar a vida.”

O FILME COMEÇA com uma impressão:




Não parece um começo de um filme que vai falar sobre educação. Mas é. Importa ressaltar que o filme não trata do tema educação de forma generalista, e mais: denuncia mesmo essa educação mínima que temos recebido para conservarem-se a escola - instituição de quem esperamos muito, mas que tem oferecido muito pouco. Assim, as pessoas - professores, diretores, alunos vão deixando de lado a educação em que acreditam para continuarem “educando”. Assim, é comum ver no filme professores que aceitam passar o aluno pelo conselho sem saber o conteúdo e alunos que, aprovados, admitem  não saber nada da disciplina.
Em seguida, como uma forma de dizer que o problema da educação ou a preocupação com ela não é recente, o documentário apresenta uma gravação de 1962:
 “Até quando essas manchetes serão habituais? A culpa será da juventude dita transviada, ou somos nós que não lhe oferecemos um caminho?
Esse menino, saberá votar amanhã? Saberá escolher os dirigentes da pátria?
Alguém já ensinou a este jovem que os seus problemas não se resolvem desta maneira? (roubando) alguém lhe deu uma escola, uma oportunidade, um futuro?
Se para votar bem é necessário favorecer a educação. O problema do Brasil é alterar para melhor esse panorama sombrio. De 14 milhões de brasileiros em idade escolar apenas metade chega a frequentar aulas e aprender a ler”.
Então o filme apresenta o seguinte dado: 44  anos depois, 97% das crianças em idade escolar entram na escola. Com o passar dos anos muitos abandonam, 41% não concluem a oitava série. Segundo  avaliações do próprio MEC,  metade dos alunos do ensino fundamental não    ou escreve corretamente.
O filme foca adolescentes de três três estados, de classes sociais distintas, que contam sobre suas vidas na escola, seus projetos e inquietações. Em conhecer como pensam, somos levados a um perfil da educação brasileira.
Inicialmente visitamos as precárias condições da escola Cel. Souza Neto, na cidade de Manari, em Pernambuco.
Mas, quem é Manari? Porque escolher essa cidade?

Quer saber isso e muito mais?
Amanhã  o resumo completo do filme...

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