quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Características do texto dissertativo

Minha fotoSabem que a ideia de muitas regras para escrever não é interessante. Passamos tantas aulas ouvindo-as, mas continuamos a não escrever. No entanto, olhem que interessante postou a professora  Shirley Maia.
01. É um texto predominantemente temático. Não significa que ele não pode ter figuras. Algumas aparecem, mas sempre de forma genérica. Por exemplo: Um príncipe - um indivíduo - um homem - uma mulher, etc.
02. O autor de um texto dissertativo pretende dizer somente a verdade, ele mostra os fatos, mas não está preocupado em convencer o leitor.
03. Como é um texto que pretende dizer somente a verdade, o tempo verbal mais usado é o Presente Atemporal.
04. Em vez de seguir ordem cornológica como a Narração, a Dissertação segue a ordem lógica.
05. É escrito de forma impessoal. Não se usa o pronome EU, ELE, ELA, NÒS, etc. O verbo ficará na 3ª pessoa. Ex: - É necessário, É importante dizer, etc.
06. Existe no texto relações de anterioridade e de posterioridade e por esse motivo é um texto dinâmico.

Carnaval acabou....



Carnaval acabou e para alguns dos meus alunos esse teve um gostinho especial. Foi a primeira vez que eles puderam curtir mesmo, sem as amarras de não ter passado o peso de  assistir aula no cursinho.... para esses que bom poder colocar o bloco na rua e  vestir a  camisa de alegria!!!!!!!! 
Para os que ainda não puderam rir no carnaval pois estavam com o coração pesado pelo fardo da não aprovação, não fique triste. Vem comigo. Vamos tecer nossa fantasia para ano que vem desfilar. Cada redação feita significa um bordado, cada questão mais uma purpurina e eu quero assistir no camarote sua vitória!


 

Magalabares - Marisa Monte e Carlinhos Brown - Aprendendo a Ler

Ele compôs, mas não seria fantástica
 se não fosse na voz de Marisa. 
Magamalabares

Acqua Marã

Um barquinho oxaiê
Quem esteve aqui
Viu barquinho de gazeta
Ancorar no mistério

Notas musicais
Dentre bolas de sabão
que de nossas serenatas vieram

Flores que ofertamos
e que nunca morrerão
em vasos e jarros se bronzeiam
Os anjos de onde vem
sua vida
bem-vinda
a trilha
Os livros não são sinceros
Quem tem Deus como império
No mundo não está sozinho
Ouvindo sininhos

Composição : Carlinhos Brown


Análise da canção



Essa canção inicia o processo de utilizarmos a música para desenvolver nossa habilidade interpretativa. Começamos então por entender que Magalabares é um texto poético e que por isso trabalha as palavras utilizando o sentido conotativo. Assim “um barco ancora no mistério” e “flores se bronzeiam”.
Você consegue ver mais imagens assim?

R. “Notas musicais dentre bolas de sabão”

Outra questão interessante é o casamento entre a mensagem da música e o ritmo dela. As notas são produzidas como uma canção de ninar e as mensagens dela também tem esse sentido acolhedor.
IMPORTANTE: Algumas pessoas quando estão fazendo a leitura de um texto apegam-se a uma palavra e, por não entendê-la não conseguem apreender a  totalidade do texto. Muita gente fica preocupado com os trechos “barquinho oxaiê e barquinho de gazeta e não alcançam o todo da música.
A propósito do que fala a canção?
Você percebe que ele é construída com o uso do sentido visual. A gente ouve, mas também somos convidados a ouvir. Quais imagens podem provar isso?
R. Viu um barquinho, o bronzeado das  flores

Há também além da construção de imagens uma preocupação com propor algumas máximas-verdades como “os livros não são sinceros” e “ quem tem Deus como   império no mundo não está sozinho” Por sinal esse é meu trecho predileto.

Vamos continuar ouvindo e, com o tempo, estaremos treinados para apreciar a boa música e porque ouvimos e lemos coisas produzidas com arte passaremos a entendê-las melhor.
 Elas não são difíceis, apenas não estão ainda disponíveis para nosso olhos.
Lembre-se a arte nos ensina a ver, ouvir, falar.....

Desafio: Dá ou não dá para pintar um quadro  inspirado nessa música? 

Mas vamos lá:
Acqua Marã  - água que resolve ( Marã palavra indígena – ato ou efeito de resolver)
Um barquinho oxaiê -  a
Quem esteve aqui
Viu barquinho de gazeta
Ancorar no mistério
Um barquinho estava na água que resolve e quem esteve aqui viu esse barquinho sem compromisso ancorar no mistério.

Mas não tem graça né?  A beleza está na forma como ele diz e não no que ele diz. Isso é poesia. 


segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Orientações para o estudo de Quinhentismo

Como sabem o estudo da Literatura de Informação é fundamental para a compreensão, inclusive obras de vestibulares baianos. Assim segue um roteiro interessante:
1. Para entender o contexto histórico assista ao documentário dentro do Filme Caramuru - a Invenção do Brasil. Quem vai fazer UFBA deve assistir ao filme completo.
2. Estude e escreva um pouco sobre Identidade Nacional - Treine alguns temas de redação que tratem  do assunto  e alguns textos de interpretação de prova. A UFBA tem duas provas com textos sobre identidade.
3. Leia esse estudo sobre a carta de Pero Vaz de Caminha - http://literatura.moderna.com.br/catalogo/encartes/85-16-02314-1.pdf Há muitos outros. Experimente navegar um pouco procurando...
4. Ouça o texto de Elisa Lucinda na voz de Ana Carolina postado nesse blog e reflita a respeito. http://euqueropassarnovestibular.blogspot.com/2011/02/so-de-sacanagem-ana-carolina.html
5. Veja os slides e revise a aula de Quinhentismo que tivemos - http://euqueropassarnovestibular.blogspot.com/2011/03/aula-de-quinhentismo.html
7. Leia a obra Quarup quem vai fazer UFBA segunda fase. 

Bons estudos...
Aproveite e análise o quadro de Vítor Meireles também e algumas pinturas que forma feitas tomando como base a obra de Pero Vaz de Caminha.
Aproveitem e ouçam músicas como Aquarela do Brasil, Beautiful e Soul Brasileiro e avalie se elas reafirmam valores da visão de Caminha.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Magamalabares de Marisa Monte - Aprendendo a ouvir

Para aprender a escrever é preciso também aprender a  ouvir. Apenas ouça a canção. Experimente  ouvir algumas vezes. Você perceberá que vai encontrar mais entendimentos cada vez que ouvir.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Novo presidente do Inep

O nome é  Luiz Cláudio Costa. Ele é o novo presidente do INEP,  órgão responsável pelo ENEM. 
O que posso dizer dele?
 Por enquanto nada.
 O que podemos dizer a ele? 
Seja mais cuidadoso. Quando o Enem erra ( as pessoas que o produz) a falha afeta a vida de milhões de sonhadores que buscam um lugar na universidade e, por extensão, um lugar no futuro. 
http://i2.r7.com/luiz-claudio-costa-hg-20120207.jpgOs erros do Enem  -  implantado às pressas como seleção de vestibular, processos de produção ou correção margeado por vazamentos e erros -  são para os cofres um custo em números e para o governo  desgaste de imagem. 
Porém, para cada jovem que eu dei aula foram sonhos de serem médicos, sociólogos e construtores do futuro atropelados por notas de redação equivocadas, contagem de prova num processo  sem muito cabimento. Assim, Spartakus e seu 5 na redação do Enem e 9,0 na Federal Fluminense vão tendo a chance ou não de seguirem em frente. a maioria foi engolida pelo Enem e seu ensaio. 
Se eu acredito no Enem? Acredito sim. Porque acredito na educação. Abrir portas salva países e gentes. 

P.S.: Gostei do seu sorriso. Quero ver meus alunos com o mesmo no Enem 2012. 

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Dicas de Mara Rute para Aloizio Mercadante




Como quase todo brasileiro voto nas pessoas não nos partidos. Então, meu presidente predileto foi Lula. Ajudei a Globo a tirar Collor do poder e elegi Dilma pelo feito histórico. Foi assim que conheci Aloizio Mercadante. A começar pelo dia da pose - Quem era aquele homem que tinha a Gisele de Brasília? A mulher dele com sua roupa e beleza perfeita roubou a cena no dia de Dilma. Depois fiquei sabendo que ele assumiria o Ministério da Ciência e Tecnologia e daí em diante passei a acompanhá-lo, sobretudo porque tinha um discurso pertinente e produziu feitos interessantes por lá.
Quando soube que Haddad deixaria o ministério fiquei feliz porque apesar de alguns feitos muito importantes de elevação de orçamento e melhorias significativas em setores da educação ele será lembrado pelos famigerados erros Enem. Será seu calcanhar de Aquiles. Mais feliz ainda fiquei ao ter conhecimento que o escolhido seria Mercadante. Pensei: será perfeito educação e tecnologia. Saltaremos mesmo para o futuro.
Mas, quando soube que o “meu” ministro quer distribuir tablets para os professores do Ensino Médio e que foi tão bonzinho ao dar dicas para o seu sucessor na Ciência e Tecnologia resolvi dar umas dicas pra ele. Espero que ele ouça. No geral que ouve minhas dicas é aprovado no vestibular, acho que no caso dele poderá ficar na história.
Mercadante, eis os conselhos:
1. Os processos de evolução da educação são muito lentos no mundo e, caminha a passos de tartaruga no Brasil. A aceleração desses processos não se dará por distribuição de aparatos tecnológicos, mas de acesso a conhecimento sobre esses aparatos.
2. Do PC ao Tablet será mais ou menos assim que você será lembrado. Porém, não será um grande feito. Ainda existem as salas de informática doadas pelo governo na maioria das escolas com computadores obsoletos que ficam trancadas ou estão a serviço de checagem de e-mails e redes sociais.
3. Para ser mais sincera como leciono em escolas privadas estou na crista da onda da experiência internet 2,0 em que os alunos tem em suas mãos notebooks e tablets. Eles, tenha certeza, não são utilizados propriamente para a educação.
4. Sabe o que precisa ser feito? É preciso alfabetizar tecnologicamente. Letrar para ser mais exata e defender meu peixe uma vez que sou pesquisadora nessa área. É preciso garantir que haja disciplinas nas escolas que ensine a aprender e a construir aprendizagens como tem filosofia para ajudar a pensar. E mais ainda, essa disciplina de ensino de tecnologias precisa aparecer, sobretudo nas faculdades formadoras dos educadores.
5. A obrigatoriedade de uma disciplina nesse sentido nos levaria a pensar melhor os recursos como instrumentos de prática educacional assim, quem sabe ,deslancharíamos na produção de software educacionais e os professores  aprenderiam mesmo a viver sobre a égide do digital.
6. Por fim eu gosto muito da Reflexão de Milton Santos em seu Por uma Outra Globalização de que temos em nossas mãos como ninguém na história da humanidade as condições para produzir um mundo possível. Acredito que nenhum outro Ministro da educação na história do Brasil teve os instrumentos para a produção de uma educação para o futuro como você. E eu sei que fará. 

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Curso de Medicina não teve matriculados no Acre


Curso de Medicina não teve matriculados no Acre

Curso de Medicina não teve matriculados
Até às 17 horas dessa sexta-feira, 03, quando se encerrou o prazo para as matrículas institucionais para o ano letivo 2012, conforme edital, não compareceu nenhum aprovado no processo seletivo 2012 para efetuar matrícula no curso de medicina da Universidade Federal do Acre. Todos os outros cursos dos campi de Rio Branco e Cruzeiro do Sul tiveram matrículas, em sua totalidade ou parcialmente.
Dos 1620 candidatos aprovados para o campus de Rio Branco, matricularam-se 1024 alunos, correspondendo a 63,21 % do total. No campus de Cruzeiro do Sul, matricularam-se 292 pessoas, em um universo de 430 vagas, correspondendo a 67, 91 %.
O diretor do Núcleo de Registro e Controle Acadêmico (NURCA) da Universidade Federal do Acre, Antônio José Brasil da Silva, informa que a situação é inédita na instituição, e assegura que, com a falta de comparecimento dos aprovados dentro das vagas, os candidatos que ficaram na lista de espera serão convocados em breve.
“Nesse três dias de matrícula, tudo ocorreu dentro da normalidade e as poucas situações-problema que surgiram foram resolvidas por mim, sem dificuldade”, disse o diretor contente com o resultado da atuação de sua nova equipe de trabalho.
Segundo informações do diretor, na segunda quinzena de fevereiro, os candidatos do curso de medicina classificados imediatamente abaixo das 40 vagas serão chamados para efetuar a matrícula institucional.

Pense aí. Enem não é louco.....

Notícia de: http://www.ufac.br