segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Tema de Redação : Ética nas relações humanas



Por outra ética
Praticar bons hábitos leva a perfeição moral. Dito por Aristóteles ou por nossos pais, a verdade universal entra em desuso na era da relatividade e liquidez.  Tal condição afeta a conduta dos indivíduos que não se baseiam mais na virtude e terminam por construir modos de ser sem entendimento de sensibilidade pela necessária construção de uma sociedade justa ou mesmo pela adoção de atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças sociais.
 O primeiro passo para uma ética fundada na virtude está na discussão da moral vigente tentando compreender os valores presentes na sociedade atual e em que medida eles devem ou podem ser mudados. Ação difícil em tempos de hedonismo e individualismo como valor absoluto - valores que contrariam a ideia aristotélica da busca pelo bem maior ou da riqueza para criar  condições de melhoria do intelecto.
Mesmo com um mundo ao contrário pensar na construção de outra ética é possível. Isso porque as instituições reformadoras da moral vigente podem, a qualquer tempo, construir novas  condutas. Assim, com Joaquins Barbosas estamos construindo uma outra moral política que  deve se estender a outras instanciais  sociais como a escola  e família - espaços  principais do ensino da conduta.
Machado de Assis em seu célebre Memórias Póstumas defendia que o menino é o pai do homem. Esse autor  mostrou em seu livro que os defeitos de Brás de uma educação familiar frouxa e escola de ensino superficial produziram um homem “das negativas”, que nada foi. Pensando em uma outra construção é preciso entender que os valores ensinados pelos pais e professores às crianças é que levam à formação de adultos mais humanos. Eles precisam dar exemplos de lideranças positivas para que a ética se torne um hábito e as  relações sejam pautadas no Bem Maior.