domingo, 26 de outubro de 2014

A Bahiana 2015.1 - Prova modelo ENEM

Revisão Bahiana 2015. 1
Prof. Mara Rute Lima

Oração Pela / Vitória Salmos 20
que na hora da angústia o Senhor Deus responda à sua oração!
Que o Deus de Jacó o proteja! Que, do seu Templo, Deus lhe envie socorro, e que, do monte Sião, ele o ajude!
Que Deus satisfaça os seus desejos, ó rei, e permita que todos os seus planos deem certo!
Então daremos gritos de alegria pelo seu triunfo e, em louvor ao nosso Deus, levantaremos as bandeiras da vitória.
Alguns confiam nos seus carros de guerra, e outros, nos seus cavalos, mas nós confiamos no poder do Senhor, nosso Deus.
Eles tropeçarão e cairão, mas nós nos levantaremos e ficaremos firmes.
Ó Senhor Deus, dá a vitória ao rei! Responde-nos quando pedirmos a tua ajuda.


Como vocês já sabem a prova da Bahiana esse ano terá base no ENEM. Aqui segue o recorte do manual para linguagens e a partir de amanhã disponibilizaremos uma lista de questões para você treinar.
Sobre a prova segundo o edital e o Manual
Primeira Fase - uma Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais Contemporâneos, que tem caráter  eliminatório e habilita o candidato para a Segunda Fase. Será constituída por 50 (cinquenta) questões de  múltipla escolha, elaboradas com base nas quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas  Tecnologias (Língua Portuguesa e Língua Inglesa), ... As questões dessa prova serão elaboradas a partir dos conteúdos das disciplinas estudadas ao  longo da escolarização básica (e constitutivas das áreas citadas), de forma integrada, transversal e transdisciplinar, objetivando avaliar as habilidades e competências cognitivas desenvolvidas pelo candidato e sua capacidade de compreender, analisar, estabelecer correlações e fazer inferências com clareza, objetividade e coerência. Poderão ser contemplados, nessa prova, temas como: biodiversidade, ecologia, novos mapas sócio e geopolíticos, arte e filosofia, políticas públicas, educação, habitação, saúde e segurança, redes sociais e sustentabilidade (setor público, privado, terceiro setor), relações interpessoais (respeito, cuidado, consideração e convivência), vida urbana e rural, inclusão x exclusão (inclusive digital), cidadania, mobilidade urbana, diversidade, violência, terrorismo, desenvolvimento tecnológico e relações de trabalho.
Segundo Momento: será constituído por duas Provas: uma Prova de Redação (eliminatória) que compreenderá uma produção de texto dissertativo-argumentativo em forma de prosa, a partir de um argumento dado, com ideias fundamentais, coerentes e claras, posicionamentos lógicos e críticos, devendo o candidato evidenciar o domínio do léxico e da estrutura da Língua Portuguesa. A proposta da Prova de Redação estimulará o candidato a buscar referências na sua história de vida, na percepção de mundo e do seu papel como futuro profissional da área da saúde e, também, nas experiências vividas no Primeiro Momento dessa Fase.
ANEXO I – CONTEÚDOS - OBJETOS DE CONHECIMENTO
1. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
• Estudo do texto: as sequências discursivas e os gêneros textuais no sistema de comunicação e informação - modos de organização da composição textual; atividades de produção escrita e de leitura de textos gerados nas diferentes esferas sociais - públicas e privadas.
• Estudo das práticas corporais: a linguagem corporal como integradora social e formadora de identidade - performance corporal e identidades juvenis; possibilidades de vivência crítica e emancipada do lazer; mitos e verdades  sobre os corpos masculino e feminino na sociedade atual; exercício físico e saúde; o corpo e a expressão artística e  cultural; o corpo no mundo dos símbolos e como produção da cultura; práticas corporais e autonomia;  condicionamentos e esforços físicos; o esporte;. a dança; as lutas; os jogos; as brincadeiras.
• Produção e recepção de textos artísticos: interpretação e representação do mundo para o fortalecimento dos  processos de identidade e cidadania – Artes Visuais: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o  contexto da comunidade. Teatro: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade, as fontes de criação. Música: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade, as fontes de criação. Dança: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade, as fontes de criação. Conteúdos estruturantes das linguagens artísticas (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), elaborados a partir de suas  estruturas morfológicas e sintáticas; inclusão, diversidade e multiculturalidade: a valorização da pluralidade  expressada nas produções estéticas e artísticas das minorias sociais e dos portadores de necessidades especiais educacionais.
• Estudo do texto literário: relações entre produção literária e processo social, concepções artísticas, procedimentos de construção e recepção de textos – produção literária e processo social; processos de formação literária e de formação nacional; produção de textos literários, sua recepção e a constituição do patrimônio literário nacional; relações entre a dialética cosmopolitismo/localismo e a produção literária nacional; elementos de continuidade e ruptura entre os diversos momentos da literatura brasileira; associações entre concepções artísticas e procedimentos  de construção do texto literário em seus gêneros (épico/narrativo, lírico e dramático) e formas diversas; articulações entre os recursos expressivos e estruturais do texto literário e o processo social relacionado ao momento de sua produção; representação literária: natureza, função, organização e estrutura do texto literário; relações entre literatura, outras artes e outros saberes.
• Estudo dos aspectos linguísticos em diferentes textos: recursos expressivos da língua, procedimentos de construção e recepção de textos - organização da macroestrutura semântica e a articulação entre ideias e  proposições (relações lógico semânticas).
• Estudo do texto argumentativo, seus gêneros e recursos linguísticos: argumentação: tipo, gêneros e usos em língua portuguesa - formas de apresentação de diferentes pontos de vista; organização e progressão textual; papéis sociais e comunicativos dos interlocutores, relação entre usos e propósitos comunicativos, função sociocomunicativa do gênero, aspectos da dimensão espaço temporal em que se produz o texto.
• Estudo dos aspectos linguísticos da língua portuguesa: usos da língua: norma culta e variação linguística - uso dos recursoslinguísticos em relação ao contexto em que o texto é constituído: elementos de referência pessoal, temporal, espacial, registro linguístico, grau de formalidade, seleção lexical, tempos e modos verbais; uso dos recursos linguísticos em processo de coesão textual: elementos de articulação das sequências dos textos ou à construção da micro estrutura do texto.


• Estudo dos gêneros digitais: tecnologia da comunicação e informação: impacto e função social - o texto literário típico da cultura de massa: o suporte textual em gêneros digitais; a caracterização dos interlocutores na comunicação tecnológica; os recursos linguísticos e os gêneros digitais; a função social das novas tecnologias.

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