Revisão Bahiana 2015. 1
Prof. Mara Rute Lima
Oração Pela / Vitória Salmos 20
que na hora da angústia o Senhor Deus responda à sua oração!
Que o Deus de Jacó o proteja! Que, do seu Templo, Deus lhe envie
socorro, e que, do monte Sião, ele o ajude!
Que Deus satisfaça os seus desejos, ó rei, e permita que todos
os seus planos deem certo!
Então daremos gritos de alegria pelo seu triunfo e, em louvor ao
nosso Deus, levantaremos as bandeiras da vitória.
Alguns confiam nos seus carros de guerra, e outros, nos seus
cavalos, mas nós confiamos no poder do Senhor, nosso Deus.
Eles tropeçarão e cairão, mas nós nos levantaremos e ficaremos
firmes.
Ó Senhor Deus, dá a vitória ao rei! Responde-nos quando pedirmos
a tua ajuda.
Sobre a prova segundo o
edital e o Manual
Primeira Fase - uma Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais
Contemporâneos, que tem caráter eliminatório
e habilita o candidato para a Segunda Fase. Será constituída por 50 (cinquenta)
questões de múltipla escolha, elaboradas
com base nas quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa e Língua
Inglesa), ... As questões dessa prova serão elaboradas a partir dos conteúdos
das disciplinas estudadas ao longo da
escolarização básica (e constitutivas das áreas citadas), de forma integrada,
transversal e transdisciplinar, objetivando avaliar as habilidades e
competências cognitivas desenvolvidas pelo candidato e sua capacidade de
compreender, analisar, estabelecer correlações e fazer inferências com clareza,
objetividade e coerência. Poderão ser contemplados, nessa prova, temas como:
biodiversidade, ecologia, novos mapas sócio e geopolíticos, arte e filosofia,
políticas públicas, educação, habitação, saúde e segurança, redes sociais e
sustentabilidade (setor público, privado, terceiro setor), relações
interpessoais (respeito, cuidado, consideração e convivência), vida urbana e
rural, inclusão x exclusão (inclusive digital), cidadania, mobilidade urbana,
diversidade, violência, terrorismo, desenvolvimento tecnológico e relações de
trabalho.
Segundo Momento: será constituído por duas Provas: uma Prova de Redação
(eliminatória) que compreenderá uma produção de texto
dissertativo-argumentativo em forma de prosa, a partir de um argumento dado,
com ideias fundamentais, coerentes e claras, posicionamentos lógicos e
críticos, devendo o candidato evidenciar o domínio do léxico e da estrutura da
Língua Portuguesa. A proposta da Prova de Redação estimulará o candidato a
buscar referências na sua história de vida, na percepção de mundo e do seu
papel como futuro profissional da área da saúde e, também, nas experiências
vividas no Primeiro Momento dessa Fase.
ANEXO I – CONTEÚDOS - OBJETOS DE CONHECIMENTO
1. Linguagens, Códigos e suas
Tecnologias
• Estudo do texto: as sequências
discursivas e os gêneros textuais no sistema de comunicação e informação -
modos de organização da composição textual; atividades de produção escrita e de
leitura de textos gerados nas diferentes esferas sociais - públicas e privadas.
• Estudo das práticas corporais: a
linguagem corporal como integradora social e formadora de identidade - performance
corporal e identidades juvenis; possibilidades de vivência crítica e emancipada
do lazer; mitos e verdades sobre os
corpos masculino e feminino na sociedade atual; exercício físico e saúde; o corpo
e a expressão artística e cultural; o
corpo no mundo dos símbolos e como produção da cultura; práticas corporais e
autonomia; condicionamentos e esforços
físicos; o esporte;. a dança; as lutas; os jogos; as brincadeiras.
• Produção e recepção de textos
artísticos: interpretação e representação do mundo para o fortalecimento dos processos de identidade e cidadania – Artes
Visuais: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade. Teatro: estrutura
morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade,
as fontes de criação. Música: estrutura morfológica, sintática, o contexto da
obra artística, o contexto da comunidade, as fontes de criação. Dança:
estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade,
as fontes de criação. Conteúdos estruturantes das linguagens artísticas (Artes
Visuais, Dança, Música, Teatro), elaborados a partir de suas estruturas morfológicas e sintáticas;
inclusão, diversidade e multiculturalidade: a valorização da pluralidade expressada nas produções estéticas e
artísticas das minorias sociais e dos portadores de necessidades especiais educacionais.
• Estudo do texto literário:
relações entre produção literária e processo social, concepções artísticas,
procedimentos de construção e recepção de textos – produção literária e
processo social; processos de formação literária e de formação nacional;
produção de textos literários, sua recepção e a constituição do patrimônio
literário nacional; relações entre a dialética cosmopolitismo/localismo e a
produção literária nacional; elementos de continuidade e ruptura entre os
diversos momentos da literatura brasileira; associações entre concepções
artísticas e procedimentos de construção
do texto literário em seus gêneros (épico/narrativo, lírico e dramático) e
formas diversas; articulações entre os recursos expressivos e estruturais do
texto literário e o processo social relacionado ao momento de sua produção;
representação literária: natureza, função, organização e estrutura do texto
literário; relações entre literatura, outras artes e outros saberes.
• Estudo dos aspectos linguísticos
em diferentes textos: recursos expressivos da língua, procedimentos de construção
e recepção de textos - organização da macroestrutura semântica e a articulação
entre ideias e proposições (relações
lógico semânticas).
• Estudo do texto argumentativo,
seus gêneros e recursos linguísticos: argumentação: tipo, gêneros e usos em língua
portuguesa - formas de apresentação de diferentes pontos de vista; organização
e progressão textual; papéis sociais e comunicativos dos interlocutores,
relação entre usos e propósitos comunicativos, função sociocomunicativa do
gênero, aspectos da dimensão espaço temporal em que se produz o texto.
• Estudo dos aspectos linguísticos
da língua portuguesa: usos da língua: norma culta e variação linguística - uso
dos recursoslinguísticos em relação ao contexto em que o texto é constituído:
elementos de referência pessoal, temporal, espacial, registro linguístico, grau
de formalidade, seleção lexical, tempos e modos verbais; uso dos recursos linguísticos
em processo de coesão textual: elementos de articulação das sequências dos
textos ou à construção da micro estrutura do texto.
• Estudo dos gêneros digitais:
tecnologia da comunicação e informação: impacto e função social - o texto
literário típico da cultura de massa: o suporte textual em gêneros digitais; a
caracterização dos interlocutores na comunicação tecnológica; os recursos
linguísticos e os gêneros digitais; a função social das novas tecnologias.
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