terça-feira, 21 de outubro de 2014

Competência 4 de Linguagens Enem por Mara Rute

Curso de Linguagens                      
Profa. Mara Rute
Competência 4
Compreender a arte como saber cultural e estético gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade.
               H12 - Reconhecer diferentes funções da arte, do trabalho da produção dos artistas em seus meios culturais.
               H13 - Analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas, padrões de beleza e preconceitos.
               H14 - Reconhecer o valor da diversidade artística e das interrelações de elementos que se apresentam nas manifestações de vários grupos sociais e étnicos.
Questões
O OLHAR TAMBÉM PRECISA APRENDER A ENXERGAR
Há uma historinha adorável, contada por Eduardo Galeano, escritor uruguaio, que diz que um pai, morador lá do interior do país, levou seu filho até a beira do mar. O menino nunca tinha visto aquela massa de água infinita. Os dois pararam sobre um morro. O menino, segurando a mão do pai, disse a ele: “Pai, me ajuda a olhar”. Pode parecer uma espécie de fantasia, mas deve ser a exata verdade, representando a sensação de faltarem não só as palavras, mas também capacidade para entender o que é que estava se passando ali.
 Agora imagine o que se passa quando qualquer um de nós para diante de uma grande obra de arte visual: como olhar para aquilo e construir seu sentido na nossa percepção? Só com auxílio mesmo. Não quer dizer que a gente não se emocione apenas por ser exposto a um clássico absoluto, um Picasso ou um Niemeyer ou um Caravaggio. Quer dizer apenas que a gente pode ver melhor se entender a lógica da criação. (Luís Augusto Fischer, Folha de São Paulo)
1. Relacionando a história contada pelo escritor uruguaio com “o que se passa quando qualquer um de nós para diante de uma grande obra de arte”, o autor defende a ideia de que:
a) o belo natural e o belo artístico provocam distintas reações de nossa percepção.
b) a educação leva a uma percepção compreensiva das coisas belas.
c) o belo artístico é tanto mais intenso quanto mais espelhe o belo natural.
d) a lógica da criação artística é a mesma que rege o funcionamento da natureza.
e) a educação do olhar devolve ao adulto a espontaneidade da percepção das crianças.                                       

Retrato de uma princesa desconhecida
Para que ela tivesse um pescoço tão fino / Para que os seus pulsos tivessem um quebrar de caule
Para que os seus olhos fossem tão frontais e limpos / Para que a sua espinha fosse tão direita
E ela usasse a cabeça tão erguida / Com uma tão simples claridade sobre a testa
Foram necessárias sucessivas gerações de escravos / De corpo dobrado e grossas mãos pacientes
Servindo sucessivas gerações de príncipes / Ainda um pouco toscos e grosseiros
Ávidos cruéis e fraudulentos / Foi um imenso desperdiçar de gente
Para que ela fosse aquela perfeição / Solitária exilada sem destino
 ANDRESEN, S. M. B. Dual. Lisboa: Caminho, 2004. p. 73.
2. (INEP) No poema, a autora sugere que
A) os príncipes e as princesas são naturalmente belos.
B) os príncipes generosos cultivavam a beleza da princesa.
C) a beleza da princesa é desperdiçada pela miscigenação racial.
D) o trabalho compulsório de escravos proporcionou privilégios aos príncipes.
E) o exílio e a solidão são os responsáveis pela manutenção do corpo esbelto da princesa.

3. Com base na leitura da obra abaixo e do seu conhecimento sobre ela assinale o que for correto:
a) O nome Galatea se refere a uma ninfa do mar da mitologia clássica, conhecida por sua virtude, mas aqui aparece como representação de uma mulher profana.
b) O quadro apresenta a cabeça e os ombros de Gala, esposa de Dalí, composta por uma matriz de esferas aparentemente suspensas no espaço e representa uma síntese da arte barroca marcada na obra pela presença do movimento que imprime ritmo próprio a uma realidade totalmente imaginada.
c) a obra ilustra continuidade final da matéria, sendo as esferas uma representação das partículas atômicas que não se tocam.
d) quadro pós-moderno pautado na ideia de liquidez e individualismo revelando na obra por meio de itens suspensos e que não interagem uns com os outros.
e) A mulher aparece no agrupamento das esferas desconstruídas. As esferas que se expandem, também emergem para o primeiro plano, compondo um dinamismo que se articulam, comunicando uma mensagem de transcendência que revela o inconsciente e a busca pela representação figurativa do corpo vivo.
4. (INEP) Leia o poema abaixo para responder ao que se pede:

 O poema transgênico Cypher, do artista brasileiro Eduardo Kac, explora as relações entre arte, ciência e tecnologia. Nessa obra, o artista apresenta um kit contendo um laboratório portátil no qual o usuário pode integrar DNA sintético em uma bactéria seguindo um protocolo incluído no kit. O DNA preparado por Kac contém uma sequência genética criada a partir de um poema escrito especificamente para Cypher. Quando o usuário integra a sequência do poema genético, a bactéria, normalmente pálida, se torna vermelha e luminosa.
Considerando obras de arte contemporânea como Cypher, de Eduardo Kac, avalie as afirmações que se seguem.
I. Artistas contemporâneos como Kac abandonam as técnicas tradicionais em favor de trabalhos de caráter científico, tornando-se incompreensíveis desde o ponto de vista estético, pois não apresentam possibilidades de análise formal, o que inviabiliza o seu estudo no ensino básico.
II. A bioarte é um aspecto importante na educação em artes visuais no ensino médio porque aborda a complexidade do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento de competências e habilidades adequadas ao contexto contemporâneo.
III. O diálogo que as obras de arte contemporâneas estabelecem com outras áreas de conhecimento proporciona possibilidades de reforço dos conhecimentos científicos no ensino básico, o que justifica a importância da educação em artes visuais.
IV. As manifestações artísticas contemporâneas de caráter transdisciplinar favorecem a diversidade de visões na observação de fenômenos e problemas porque abordam conceitos chaves que vão além do compartilhamento disciplinar.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.  B)  II.        C)  I e III.    D) II e IV.    E) III e IV

5. (INEP ADAPTADA) A obra abaixo é de autoria de um artista afrobrasileiro


Considerando a figura apresentada, analise as seguintes afirmações a respeito da arte afrobrasileira.
I. É uma arte religiosa ligada ao universo cultural afrobrasileiro, restrita aos espaços sagrados.
II. É uma arte produzida por artistas brasileiros que se identificam com a temática afrobrasileira.
III. É uma arte impregnada pelo universo popular brasileiro, o que dificultou sua difusão na História da Arte.
IV. É uma arte que reflete a sensibilidade e o discurso identitário negro por intermédio de formas universais do diálogo artístico.

5. É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.     B) II e IV.  C) III e IV.     D) I, II e III.      E) I, III e IV.


6. A foto seguinte apresenta um Objeto Cinético, de Abraham Palatinik.
Em 1964, nascem os Objetos Cinéticos. O artista cria esculturas de arame, formas coloridas e fios que se movem acionadas por motores e eletroímãs. As peças se assemelham aos móbiles do escultor norte-americano Alexander Calder. Ele é consagrado pioneiro, o primeiro que explorou as conquistas tecnológicas na criação de vanguarda brasileira. O que Mário Pedrosa descreve, em 1953, continua valendo para a carreira do artista-inventor, que segue sua trajetória “tornando as máquinas aptas a gerarem obras de arte”.
6. Tendo por base o texto e a imagem acima, analise as afirmações que se seguem.
I. O trabalho de Palatinik mostra que artistas visuais passaram a usar novos suportes e técnicas.
II. Para fazer o trabalho ilustrado acima, Palatinik não necessita de conhecimento sobre linguagem visual.
III. Os elementos da linguagem visual utilizados na obra são luz, cor e inspiração.
IV. A obra ilustrada indica um novo tipo de artista, aquele que necessita de conhecimento tecnológico.
É correto apenas o que se afirma em
A)  I e II.     B) I e IV.     C) II e III.     D) I, III e IV          E) II, III e IV

A visualidade contemporânea engloba arte, mídia e imagens do cotidiano. Por conseguinte, abordagens atuais de artes visuais têm enfocado o diálogo entre as criações tanto da arte como do cotidiano, bem como a interpretação crítica da arte e da imagem como artefatos culturais. Nesse sentido, a proposta da cultura visual é questionar e construir um conhecimento que coloque em perspectiva a relevância que as representações visuais e as práticas culturais têm dado ao ‘olhar’ em termos das construções de sentido e das subjetividades no mundo contemporâneo.
HERNÁNDEZ, F. Catadores da Cultura Visual: proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007, p.27. (com adaptações).
7. As abordagens mencionadas no texto buscam
A) valorizar a interseção de raça, classe social e gênero nos meios visuais para compreender suas diversas formas.
B) realizar uma leitura semiótica das mídias contemporâneas.
C) analisar o percurso gerativo da significação nos textos literários.
D) estudar formalmente a mediação exercida pelas mídias.
E) delimitar fronteiras entre a arte e as mídias.



No século XVI, chegaram à Europa alguns objetos de arte africana, mas despertaram curiosidade apenas por seu lado exótico.
A expansão do domínio colonial europeu na África, que se deu de forma mais intensa no final do século passado, contribuiu para o aumento do contato da Europa com a arte daquele continente e motivou diversas pesquisas antropológicas sobre os povos e as culturas africanas. Como resultado, a arte africana foi classificada em um conjunto variado de estilos, que, por aproximação com a arte europeia, foram chamados de naturalista, expressionista e abstrato. Mas essas denominações não são muito corretas, pois a arte africana nunca se organizou em tendências ou movimentos estéticos, conforme temos visto na evolução da arte ocidental.
Atualmente, considera-se de grande importância a escultura africana, como as terracotas, os trabalhos em bronze e madeira da Nigéria, da Costa do Marfim ou do Zaire.
PROENÇA, G. História da Arte. São Paulo: Ática, 2003, p. 157.
8. A cultura e a arte africana influenciaram a obra de vários artistas, entre eles Pablo Picasso, Fernand Léger e Braque, que
I. admitiram aproximação entre a arte africana e as suas pinturas.
II. apontaram a influência da arte africana como responsável pela origem do cubismo.
III. reconheceram, na arte africana, expressividade intensa, clareza de estrutura e simplicidade linear na técnica.
IV. compreenderam que o artista africano pinta ou esculpe com liberdade, e não de acordo com as tendências de um movimento estético.
É correto o que se afirma em

A) I, II e III, apenas.     B) I, II e IV, apenas.   C) I, III e IV, apenas.   D) II, III e IV, apenas.           E) I, II, III e IV.

Arte para todos é um programa que visa garantir a possibilidade de fruição da arte para pessoas com deficiências – sensoriais, físicas ou intelectuais – por meio de estímulos multissensoriais e lúdicos. A Pinacoteca, como museu dedicado às artes visuais, pode e deve ter obras de seu acervo acessíveis a outros sentidos, tanto pela elaboração de percursos sensoriais que permitam o contato direto com as obras originais, como pela produção de recursos de apoio multissensoriais baseados nas obras de arte originais.
O projeto prevê a realização de visitas acompanhadas por educadores especializados com base na seleção de obras do acervo, incluindo esculturas, objetos e pinturas, acessíveis por meio de toque orientado ou recursos multissensoriais e lúdicos, estabelecendo-se percursos diferenciados para cada grupo.
 9. Considerando as informações apresentadas,
avalie as asserções que se seguem.
O acesso à arte por meio de adaptações e projetos que valorizam e atendam as necessidades da diversidade vem ganhando espaço.
             PORQUE
A inclusão social é tema de discussões em todos os ambientes de educação formal e não formal.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda e uma proposição verdadeira.
E) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

O Parque Nacional da Serra da Capivara é um importante sítio arqueológico com obras pintadas e gravadas nas grutas da região.
10. Assinale a opção em que é apresentada a identificação do estado onde se situa esse sítio arqueológico.
A) Rio de Janeiro B) São Paulo C)  Piauí  D)  Espírito Santo  E)  Mato Grosso

Um artista plástico paulistano, radicado nos Estados Unidos, e sua equipe, trabalharam no maior aterro sanitário da América Latina por 02 (dois) anos. As obras do artista, que culminavam em fotografias, consistiam em usar o lixo recolhido pelos catadores de uma associação. Um dos principais personagens do documentário é o líder sindical Tião que foi retratado durante as filmagens em pose igual à do quadro “A Morte de Marat” (1793), do francês Jacques-Louis David (imagem abaixo). Os trabalhos do artista e de sua equipe culminaram no filme “Lixo Extraordinário”, indicado ao Oscar em 2011 como melhor documentário.
11. O artista que estamos citando trata-se de:

A) Vik Muniz.     B) Sebastião Salgado.                C) Damien Hirst.
D) Romero Brito.             E) Alexandre Luz.


Construção de identidade
      A arte tem como uma de suas funções, assegurar a continuidade cultural da sociedade. Partindo de tal pressuposto, entendemos que a cultura está diretamente relacionada à identidade de um povo. Bem como, pode ser identificada como forma de integração social e da diversidade.
     Tudo que faz parte do mundo é cultura. Tal generalização pode ser considerada um tanto perigosa, entretanto, partindo da ideia de que todos nós, num grupo ou individualmente, temos formas diferentes de pensamento e de expressão, a forma como nos manifestamos nos caracteriza, nos dá uma identidade. Temos evidências disto em nosso próprio país, Brasil: terra dos diversos sotaques, das múltiplas danças e da pluralidade religiosa.
     O interessante das manifestações artísticas sejam elas a dança, o teatro ou a pintura, é que elas não fazem distinção de sexo, credo, ou cor, simplesmente existem para que todos os que desejam façam parte e admirem. Nessa lógica, elas são grandes impulsionadoras da integração social e incentivadoras do respeito às diversidades. Assim, por meio da arte, é possível vislumbrar valores importantes para a vida humana. 
     Platão defendia que arte é a perpetuação da identidade e conservadora de da história. Com posse de tal verdade devemos impedir que nossa sociedade permaneça à caminho do analfabetismo cultural. Para tanto é preciso educar nossa população a um letramento artístico desde início da aprendizagem, pois o olhar sensível se constrói. Como disse uma vez Ariano Suassuna, arte é vocação e festa e, para uma nação, condição de perpetuar-se.  

    

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