Gabarito comentado – leia com atenção!
CI – LÍNGUA PORTUGUESA
Se
notar muitos desvios não hesite em sugerir que ele releia a cartilha ou procure
atendimento individual.
Cobre
além das questões referentes ao uso formal da língua e da precisão vocabular,
que o aluno respeite os aspectos estéticos do texto como margem e letra. Como é
um texto escrito sinalize o erro exatamente onde ele está sugerindo formas de
melhoria.
CII – RECORTE /ESTRUTURA/ ÁREA DO CONHECIMENTO
RECORTE
Esse
tema trazia para o aluno o desafio de escrever sobre a crise de refugiados no mundo e como se dá o reflexo da mesma no Brasil.
Era preciso apresentar proposta de intervenção para os desafios que já foram
apontados no próprio texto de apoio. Atente-se para ele seja capaz de apontar
claramente as questões associadas ao Brasil.
-
Era ideal que o aluno orientasse seu recorte de acordo com os textos de apoio
do próprio tema.
Segue
o que cada texto definia:
Texto I
Traz uma norma governamental de proteção para refugiados que
não são acolhidos pelo Acordo de Residência.
O objetivo desse texto é mostrar que fazer a
lei – oferecendo residência temporária - não é suficiente já que desafios como burocracia e a xenofobia persistem.
Texto II
A imagem apresenta uma releitura da obra Guernica de
Picasso. Na obra original há um significado de denuncia política e funciona
como uma crítica à devastação causada pelas forças Nazistas aliadas com o
ditador espanhol Franco. Outra possível interpretação indica que o quadro
Guernica funciona como um símbolo de paz ou anti-guerra.
O quadro apresentado na prova indica que a questão do tema
deve ser tratada no âmbito mundial uma vez que apresenta a ideia dos
refugiados que morrem ao mar na
tentativa de atravessar o oceano em
busca de novas alternativa de vida.
Texto III
O texto apresenta um
gráfico com o número de solicitações de
pedidos de asilo no Brasil e o elevado número de pedidos não deferidos. A
burocracia passa a ser um dos desafios a serem enfrentados e temática de
importante discussão no texto dos alunos.
Texto IV
O texto retrata uma cena
de xenofobia vivida por um refugiado sírio na cidade do Rio. É um dos problemas
apontados e que deve ser discutido e proposto possíveis soluções no texto do
aluno.
Texto V
Trata da história de um jovem de Bangladesh
refugiado no Brasil. O texto aponta uma lista de desafios para a questão entre eles a barreira da
língua entre advogados e servidores públicos
que não são capazes de se comunicar com os refugiados/ a burocracia/ a postura
dos empregadores, facilitando para os alunos as discussões a serem feitas em
seus textos.
ESTRUTURA
-
Verificar se o aluno fez uma frase interpretativa do tema na abertura.
-
Verificar se o aluno apresentou com clareza a verdade a ser discutida nos
desenvolvimentos. Lembrando que nesse caso o aluno poderia trabalhar com duas
ou escolher somente um ponto-de-vista, mesmo escrevendo dois desenvolvimentos.
O tema só pedia um aspecto a ser trabalhado.
-
Verificar se ele explicou as verdades e foi capaz de propor inclusive palavras
ou elementos do campo lexical semelhante para que facilitasse a identificação
das verdades.
-
Verificar se ele provou, com o uso das fontes, o que se propôs discutir.
Lembrando que fontes de dados, pesquisas e autoridade são as mais esperadas
pois foram apontadas nos textos de apoio.
-
Verificar se o aluno finalizou o desenvolvimento preferencialmente fazendo
alguma reflexão/alusão a questão associada ao que foi discutido no
desenvolvimento. Fiquem atentos a esse aspecto. Percebo
que os alunos revelam uma grande dificuldade nesse quesito. Se puder, sugira
modelos.
-
Verificar se ele seguiu aspectos estéticos e linguísticos típicos do texto
dissertativo como a impessoalidade/ a paragrafação...
ÁREA DO CONHECIMENTO
-
o aluno deve usar no mínimo três fontes ao longo do texto, mas o ideal é que
tenha um molde textual de duas em cada
desenvolvimento. Tente sugerir isso ao aluno como forma de
fortalecer sua verdade.
CIII – PERTINÊNCIA DAS FONTES / COÊRENCIA
- Verificar se as fontes utilizadas comprovam a
explicação dada.
-
Verificar qualidade da fonte utilizada.
- Verifique se as fontes utilizadas são
secundárias ou fundamentais e atribuam nota a partir disso. Fiquem muito atentos a esse aspecto.
- Fique atento também ao excesso
de fontes e a repetição de fontes – sobretudo dados em autoridades – nos
desenvolvimentos. Se ele utilizou no desenvolvimento 1 não deve repetir no
desenvolvimento 2. Nesse tema o desafio de ir além dos números será maior uma
vez que há quase a supremacia dos números nos textos de apoio.
- Como é um tema não muito
conhecido deles as fontes esperadas são fatos e dados que parecem na prova.
Atente-se para que ele não fique só nisto.
- Veja também essas questões para
considerar nessa competência - relação de sentido entre as partes do texto; progressão
temática adequada ao desenvolvimento do tema, revelando que a redação foi
planejada e que as ideias desenvolvidas são pouco a pouco apresentadas, em uma ordem
lógica; e adequação entre o conteúdo do texto e o mundo real.
CIV – COESÃO E SENTIDO DO TEXTO
-
Verifique as relações coesivas explícitas no texto para saber se a aplicação
foi correta.
-
É importante que ele estabeleça uma relação coesiva entre as duas verdades da
introdução.
-
Verificar se existem trechos confusos ou de difícil leitura no texto. (Não
entendeu, tire ponto).
-
Verificar falta de palavras que acarretem na compreensão do texto.
COMPETÊNCIA V – CONCLUSÃO
-
Nunca atribuir 200 pontos a uma redação cuja conclusão estiver pequena.
-
Nunca atribua 200 pontos a quem mistura solução e detalhamento.
-
O aluno deve apresentar pelo menos 2 protagonistas da mudança e saber
estabelecer a relação sociológica entre eles.
-
Só atribua 200 pontos para o aluno que foi capaz responder com clareza na
conclusão a solução e ao detalhamento. Portanto a organização da conclusão
seria – síntese – solução - detalhamento– frase final.
Produzido pela Equipe do Curso da Professora Mara Rute - Proibida a reprodução.
Se você é professor porque ao invés de copiar não vai criar o seu?
Se é aluno. Fique à vontade. Estamos aqui para contribuir para seu sonho.
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