quinta-feira, 5 de abril de 2012

CINEMA PARA VESTIBULANDO: FILME RIO


Orientação para estudos do Filme Rio 


O Tema Identidade Nacional é uma  das vedetes para o ENEM 2012. Que tal aproveitar o feriado para treinar um pouco sua redação? 
Vamos explicar passo a passo o caminho que você deve seguir para produzir um bom texto.
Outra Dica: Aproveite bem o tempo do feriado para não acumular atividades. Lembre-se: entramos no ritmo de sete meses para alcançarmos uma grande vitória. Quem vem conosco sabe que cada segundo faz toda a diferença. Por isso decidimos assistir a um filme que vai contribuir para nosso lazer, mas também nossos estudos.
1. Assista ao filme Rio pensando nas seguintes reflexões:
- O Brasil foi pintado como uma terra fértil e de gente bonita pelo estrangeiro Caminha quando veio aqui por ocasião do descobrimento. Muitos anos depois alguma coisa mudou?
- O Brasil tem dimensões continentais e uma riqueza de gentes muito diferenciada. Será que podemos ser APENAS o povo traçado no filme?
- A identidade de uma nação é apenas a que as pessoas dão a ela ou ela deve construir a sua?
Não Assista Sozinho:. Faça um cinema na sua casa, com pipocas, parentes, amigos..... Depois de assistir e rir muito debata com alguém sobre aquele Brasil, mas também fizemos o desafio de fazermos uma lista de coisas que precisamos mostrar ao mundo que somos como o Brasil do Samba, mas também da Bossa Nova, o País do Carnaval, mas também a maior nação católica do mundo, a terra do Futebol, mas também do vôlei e da Formula 1, a  terra da mulata, mas representada por Gisele – Loura por sinal.
4. Depois dessas discussões faça uma pesquisa sobre a personagem Zé Carioca de Walt Disney, (há alguns vídeos no You Tube sobre ele) e depois escreva a proposta de redação que disponibilizamos aqui pra você. 
5. Veja os slides e as reflexões do professor Joab e do professor Roberto na aula do Sêneca aqui no nosso blog. 
6. Se tiver dificuldade em escrever respire fundo. Sente-se à mesa da cozinha e não no seu quarto, peça a algum familiar seu pra ler e escreva. Apenas escreva, não preocupado  com regras. Não tenha vergonha de se inspirar em algum texto e reproduzir muito parecido. Com o tempo a gente supera o que copiou e produz nossos próprios textos. Na verdade somos assim. A gente imita depois aprende.
Um abraço Cordial

                             Mara  Rute  Lima


Nenhum comentário: