quinta-feira, 5 de abril de 2012

TEMA DE REDAÇÃO : SUSTENTABILIDADE


Essa  Carta ao leitor se transformaria num perfeito artigo de opinião ou até em argumentos plausíveis para uma dissertação. Aproveitem!!!!!!
Carta ao leitor

A ecologia entrou na moda. Sustentabilidade é palavra bonita, que agora integra belas frases de anúncios milionários de bancos, indústrias químicas, empresas de cigarros e de refrigerantes. Todo mundo se veste de verde, muitas vezes para não mudar nada. Verde agora é o uniforme dos devastadores. Prevendo a tendência, o nosso cartunista Santiago já produziu uma charge nos anos 1970 em que árvores são derrubadas e transformadas em papel para imprimir cartazes que convocam para a preservação ambiental.

Ironias à parte, enquanto o planeta agoniza, o comportamento sustentável, que realmente poderia mudar alguma coisa, continua coisa rara. Para o historiador e escritor uruguaio Eduardo Galeano, “a ecologia neutra, que mais se parece com jardinagem, torna-se cúmplice da injustiça de um mundo onde a comida sadia, a água limpa, o ar puro e o silêncio não são direitos de todos, mas sim privilégios dos poucos que podem pagar por eles”.

Para Galeano, o que realmente está acabando com o planeta é o nosso cinismo. Não estamos fazendo o que alardeamos. Continuamos consumindo desenfreadamente. Não há limites para o lucro e o acúmulo. Apesar de todos os dramáticos alertas, nada mudou substancialmente no comportamento da humanidade, que agora recicla parte do lixo, trata a ecologia como um tema importante, dorme de consciência tranquila, mas não cessa a devastação e não reduz o consumo.

Com sua edição sobre sustentabilidade, a Novolhar quer contribuir de modo significativo para o debate sobre um dos temas mais urgentes do século 21. A capa do artista gráfico Roberto Soares é representativa disso. O planeta, retratado como uma maçã, transforma-se numa espécie de fruto proibido simbólico, que vai sendo lentamente devorado, em trágica analogia com o fim do único paraíso que temos.


Nenhum comentário: