terça-feira, 8 de abril de 2014

Roberto da Matta e Sérgio Buarque de Holanda na Redação de Identidade - Essa nem Mara Rute conseguiu fazer!

Parabéns Paolla. Ficou Perfeita!!!!




Ensaio sobre identidade brasileira
Tanto os homens como as sociedades se definem por seus estilos e modos de fazer as coisas. Pautando-se nessa condição, é preciso estabelecer uma distinção entre um “brasil” escrito com letra minúscula e o Brasil que designa um povo, uma nação, um conjunto de valores, escolhas e ideais de vida.
            O “brasil” com o b minúsculo não tem condição de se reproduzir como sistema; como, aliás, queriam alguns teóricos sociais do século XIX, que viam na terra – um pedaço perdido de Portugal e da Europa – um conjunto de raças que estariam fadadas à degenerarão e à morte. Mas o Brasil com B maiúsculo é algo muito mais complexo. É país, cultura, local geográfico, fronteira e território reconhecidos internacionalmente e também consciência de um lugar com o qual se tem uma ligação especial, única e totalmente sagrada.
Tudo isso nos leva a descobrir que existem dois modos básicos de construir a identidade brasileira. Num deles, usa-se dados precisos: as estatísticas econômicas e educacionais, os dados do PIB, os números da renda per capita e da inflação, apenas para constatar que o Brasil não é aquele país que gostaria de ser. Como exemplo, pode-se dizer que na contemporaneidade o calcanhar de Aquiles do Brasil é a corrupção.
Há também dados sensíveis e qualitativos, em que o que faz o brasil, Brasil não é mais a vergonha do regime ou a inflação galopante e “sem vergonha”, mas a comida deliciosa, a música envolvente, as leis da amizade e do parentesco, os jogos espertos e vivos da malandragem. Assim, a identidade se constrói duplamente, tratando-se de uma entidade viva, cheia de auto-reflexão e consciência: algo que se soma e se alarga para o futuro e para o passado, num movimento próprio que se chama História.
Como apontou Sérgio Buarque de Holanda, o país apresenta três perfis: ética da aventura, cultura da personalidade e cordialidade. Apesar dessas raízes negativas, múltiplo e rico, o Brasil é o país do carnaval e do feijão com arroz: da mistura e da fantasia. Brasileiros na devoção e no sincretismo, no culto à ordem e na malandragem, no trabalho duro e na preguiça. Nessa perspectiva, a brasilidade é um estilo, uma maneira particular de construir e perceber a realidade.
Paolla Gabrielly


Nenhum comentário: