segunda-feira, 6 de junho de 2011

MODELO DE REDAÇÃO - A EVOLUÇÃO DO HOMEM - DANIEL TEIXEIRA BRITO


Humanidade Desumana
Os avanços feitos pelo homem alteram profundamente o espaço que o circunda. Salienta-se, no entanto, que tais alterações não têm a mesma repercussão no íntimo do ser humano. Nesse contexto, a disparidade existente na distribuição de melhorias sócio-tecnológicas caracteriza o descompasso da evolução humana.
            As fogueiras medievais foram extintas e as práticas de tortura e escravidão foram criminalizadas. Indubitavelmente, os problemas que afligem a Humanidade mudaram, e isso se deve, entre outros fatores, a uma ampliação dos direitos e a um fortalecimento da democracia, frutos de pressões ora populares, ora elitistas. Todavia, as crianças de rua e os portadores de deficiências, por exemplo, são incluídos no principio da isonomia social e continuam excluídos de diversos segmentos da sociedade. O progresso social, portanto, nem sempre é universal e raramente sensibiliza a maioria.
            A mesma dualidade pode ser encontrada nos avanços tecnológicos. Ao se constatar que o aumento da produtividade agrícola, por exemplo, não acaba com a desnutrição, percebe-se novamente que por mais extraordinárias que sejam as criações, o criador – Homem – quase nada muda. Dessa forma, doenças há muito conhecidas continuam vitimando porque suas vacinas são monopolizadas, e latifundiários enriquecem com suas modernas plantações enquanto crianças morrem de fome.
            Não se pode, nesse sentido, confundir os avanços feitos pelo Homem com os avanços sobre ele feitos. As grandes descobertas científicas, assim como as melhorias político-sociais, não surtem o mesmo efeito no âmago de cada ser componente da Humanidade. Mudam-se os meios de transporte, as condições de habitação e comunicação, mudam-se as economias e legislações. Contudo, quem se maravilha com os largos passos dados pela Humanidade, não deve esquecer que, em relação à sua humanidade, ela ainda engatinha.
Daniel é um futuro médico, estudante  do Sêneca em Vitória da Conquista. Tenho orgulho de ser professora dele.

USINA DE IDÉIAS DE REDAÇÃO DO SÊNECA COM FERNANDO MEIRA, VERENA FREIRE, JASSON MARTINS E JOABS CRUZ

O Sêneca Pré-vestibular promove todos os anos um encontro que denomina de Usina de Ideias. Oportunidade para os alunos se aprofundarem em um tema de forma prática e teórica. No centro de Cultura de Vitória da Conquista, no último domingo dia 05 professores renomados participaram de uma banca sobre Redes Sociais e, para ajudar na construção do texto de vocês segue algumas anotações das intervenções dos palestrantes.

DR. FERNANDO MEIRA  – O tempo na pós-modernidade com o uso das redes sociais

1. É muito importante entender o conceito de Pós-modernidade, afinal essa palavra aparece muito nas redações sem que vocês saibam exatamente o sentido. Então, as principais características segundo Fernando são: relatividade, velocidade, rompimento da compreensão tempo – espaço, validação da aparência, hedonismo (busca do prazer), ausência de limitação e regra, surgimento do universo @, rapidez da comunicação.

COMO USAR? Claro que você não precisa dizer tudo isso numa redação de trinta linhas. Poderia ser assim: - Os novos valores trazidos pela pós-modernidade como a relatividade e a rapidez da comunicação gerou a necessidade de outras formas de comunicação – surge no bojo dessa sociedade as redes sociais.

Gostou? Então tente fazer também.

2. Fernando também tratou da sociedade do excesso de visibilidade – denominada de sociedade do parecer. Disse também que as pessoas hoje produzem, armazenam e transmitem informações.

Interessante argumento não para uma redação sobre redes sociais, mas um texto sobre a mídia no século XXI, sociedade do espetáculo ou mesmo sobre o homem do século XXI.

3. Ele fez uma referência interessante sobre o Coelho da história de Alice no País das Maravilhas. O coelho sempre diz que está atrasado, mas não sabe para que. Não é assim que somos? Esse seria um interessante título. “Atrasados como o coelho” e, fazer a referência na redação que é assim que somos, temos a sensação de não termos tempo, apesar de podermos fazer tudo de forma mais rápida que as gerações que nos antecederam. É importante dar exemplos disto senão não vale a pena.

4. Se quiser uma ideia original sobre redes sociais que tal essa: As relações virtuais não ameaçam as relações pessoais, as completam e ampliam - As maiorias das pessoas vão dizer que a rede destrói as relações sociais. Não é verdade.  Pelo contrário essa é uma forma de relação cabível para um momento global onde o tempo e o espaço sem ampliaram.



Leia mais das outras palestras em www.euqueropassar.com

quinta-feira, 2 de junho de 2011

UESC - vestibular 2012 vai ser pelo Enem

 A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) vem discutindo a utilização do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como única forma de acesso aos seus cursos de graduação em 2012, através da adesão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Neste sentido, assim que as atividades na UESC sejam regularizadas, o Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão da Universidade (Consepe) se reunirá para deliberar sobre o assunto.

     Ante tal possibilidade e considerando que as inscrições para ao Enem se encerrarão no dia 10 de junho de 2011, a recomendação é que todos aqueles que tenham interesse em ingressar em cursos de graduação da UESC, em 2012, realizem a sua inscrição no ENEM 2011.

     O Sisu é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam novos estudantes aos cursos de graduação exclusivamente pela nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio.



Leia mais em www.uesc.br

ART PROJECT DA GOOGLE - Você já visitou?


Em tempos em que o presente é o que interessa começamos a nos interessar pelo  passado e a tecnologia está a serviço disto.

 Quem abriu seu Google hoje viu a ferramenta on-line que permite a visitação virtual de 17 importantes museus em todo o mundo e a visualização de suas mais de mil obras de arte. “Por meio da tecnologia Street View e de um veículo exclusivamente desenvolvido para o projeto, o Google Art Project fotografou em 360 graus o interior de lugares como o MoMA, de Nova York, o Museu Van Gogh, em Amsterdã, a Tate Britain e a National Gallery, de Londres. O resultado é que pode-se andar pelas galerias assim como se passeia pelas ruas com o Google Street View, pelo qual também é possível acessar o Google Art Project”.

Tudo começou com o desejo de funcionários  para  acessibilizar a arte através da tecnologia. E mais : a visita virtual tem resolução de quadros que  permite ver os mínimos detalhes de certas obras de arte que uma visita real não permitiria. Além, é claro, da economia que você pode fazer e do gosto que seria de programar viagens depois para visitar cada um desses museus de verdade.

O que há de diferente das visitas antigas as páginas do próprios museus? A interatividade. A possibilidade de caminhar pelas galerias e  ver, mas detalhadamente  o que deseja. Então. Comece sua visita...

segunda-feira, 30 de maio de 2011

TEMA DE REDAÇÃO SOBRE AS OLIMPÍADAS - Inspire-se com Ana Luisa

A proposta de Redação era escrever um texto dissertativo baseado nessa imagem:
Olha que texto massa de Ana Luisa...

Olimpíadas e Brasil: Essa mistura vai dar certo?
     O Brasil irá sediar um dos maiores eventos do planeta em 2016 e se prepara para receber turistas, atletas e imprensa de todo o mundo. Para que tudo ocorra perfeitamente  bem na primeira Olimpíada da América do Sul, uma estrutura adequada deve ser planejada. A pergunta é se estamos preparados para assumir a responsabilidade de organizar um evento de alto porte.
     A verdade é que o Brasil tem uma infraestrutura ruim em relação à outros países que já sediaram as olimpíadas. A má qualidade de estradas e aeroportos brasileiros, a pequena linha de metrô, a situação dos estádios, a qualidade dos serviços oferecidos, os problemas com a segurança, todas as dificuldades ligadas à mobilidade urbana e o prazo para resolver tudo isso é motivo de preocupação para o governo. Esse deverá investir bilhões de reais para que o resultado seja positivo e é evidente que o Brasil tem outras áreas prioritárias de investimento: na saúde, educação e saneamento. Isso tem gerado uma grande discussão que está levando brasileiros a serem contra ou à favor do evento no país.
     Mas, como não há mais o que se discutir, pois as Olimpíadas acontecerão mesmo por aqui, olhar o lado positivo dos jogos é perceber que toda a estrutura esportiva e urbana que será feita para receber as Olimpíadas continuará aqui quando ela acabar. Além disso, as exportações irão aumentar, o turismo vai movimentar muito dinheiro no país, novos empregos surgirão, vão acontecer incentivos para preparar as pessoas para o domínio da língua inglesa, ocorrerá o estímulo da prática esportiva e tudo isso com os olhos do mundo voltados para o Brasil.
     Organizar uma superestrutura num país onde infraestrutura é um problema, é um desafio a ser enfrentado com bons planejamentos e muitos investimentos. Para o Brasil não falta competência para isso, mas ao realizar uma Olimpíada, o país vai ter que enfrentar vários problemas até 2016, e se conseguir passar por esse processo, irá se beneficiar com o que foi investido. Mas, uma nação que venceu a escravidão e  a exploração de suas riquezas,  com certeza vai fazer das Olimpíadas também uma oportunidade.
Quer conhecer  a dona do texto?

Propostas de Redação para UESB 2011.2


Proposta de Redação 1:

“Meu pai foi um dos 300 mil judeus poloneses que fugiram para a Rússia antes que a máquina de genocídio nazista pudesse alcançá-los. O restante. Mais de três milhões de judeus poloneses  forma mortos de diversas maneiras. Alguns morreram em combate, outros, como a mãe e os irmãos de meu pai, foram reunidos como gado infectado e mortos  com tiros. Entretanto a maioria dos judeus poloneses acabou indo para os campos de concentração. Aqueles considerados incapazes foram enviados para as câmaras de gás. Aqueles declarados em condições de trabalhar foram transformados em, escravos até não mais poderem trabalhar. Esses também encontraram seu destino. Meros 9% dos 3,3 milhões de judeus poloneses sobreviveram à segunda Guerra Mundial. O regime nazista foi responsável pela morte de 6 milhões de Judeus na Europa ( Burleigh,2000)

“ Uma questão que sempre deixou meu pai atônito em relação à guerra foi na seguinte: Como foi possível que milhares de cidadãos alemães comuns – produto daquilo que ele considerava a civilização mais avançada  da terra – puderam assassinar sistematicamente milhões de judeus, ciganos, homossexuais e deficientes mentais inocentes e indefesos no campos de concentração?  ( Brym, 2006)
 Com base também no filme a Onda responda ao questionamento:
Como cidadãos alemães comuns podem ter cometido o crime do século?

Bases para a produção:

Não esperamos a resposta convencional de que eles eram maus ou que eles – os judeus - ameaçavam a existência do povo alemão.
Queremos que a  produção de vocês tenham bases sociológicas – como é proposta abaixo:

Quando estabelecemos  relações com amigos, namorados, colegas, desenvolvemos ideias compartilhadas ou “normas de solidariedade” . Essas relações são tão importantes  para nós do ponto de vista emocional que algumas vezes  podemos prestar mais atenção às normas de solidariedade do que á moralidade de nossas ações.  Como fazem os alunos ao levar Marco para cima apenas porque o professor pediu. Para agradá-lo sem atentar-se para o que exatamente estavam fazendo.
Um estudo sobre nazistas que levavam os judeus  para áreas rurais a fim de matá-los deixou claro que muitas vezes os soldados  não odiavam aquelas pessoas, nem mesmo tinham quaisquer sentimentos de repulsa. Eles simplesmente desenvolveram uma lealdade profunda para com os outros e sentiam que deveriam desempenhar as tarefas que lhe foram designadas, sob o risco de desapontar colegas e superiores.

Proposta de Redação 2:

“"A Onda" critica e avisa:  nossa juventude pouco se importa com o mundo ao seu redor. Mas, e se de uma hora para a outra começarem a se importar? Os jovens são cada vez mais influenciáveis (culpa da televisão?) e em busca de algo maior para suas vidas, e se alguém lhes oferecer isso?”
Produza um texto dissertativo-argumentativo em que você desenvolva as ideias contidas no fragmento em destaque e que tenha como tema:
“A juventude que não deseja revoluções, explode prédios e incendeia favelas ”.
OBSERVAÇÕES:
1) Utilize a modalidade padrão da língua.
2) Enfoque a juventude  num sentido mais amplo da realidade brasileira ou alemã.
3) Discuta causas e consequências da existência do fenômeno apresentado na Onda na realidade pós-moderna.
3) Sua conclusão deve propor o conhecimento ou a ignorância como arma para o jovem do século XXI

Proposta de Redação 3:

Tomando como referência a discussão iniciada no filme a Onda e desenvolvida no texto de Carlos Drummond  de Andrade escreva um texto argumentativo sobre o seguinte tema:
“ Vivemos numa sociedade em que as marcas valem mais que as pessoas.”



sábado, 28 de maio de 2011

UFBA - O último voo do Flamingo

Se você vai fazer o vestibular da UFBA e quer se divertir esse final de semana sem culpa de não estar estudando. Vá assistir a estréia de O último voo do Flamingo no Cinema.
Veja algumas críticas sobre o filme e assista ao trailler.

Jornal do Brasil Daniel Schenker



Transportar O último voo do Flamingo, romance homônimo de Mia Couto, para a tela não é tarefa fácil. O diretor moçambicano João Ribeiro sucumbiu diante do desafio devido à indefinição de tom que atravessa o filme, que tangencia, sem assumir completamente, o humor. Não há como não se valer dele ao contar uma história centrada na investigação conduzida pelo tenente-coronel italiano Massimo Risi acerca da sucessão de misteriosas explosões que resultam em aparições de pênis decepados e capacetes azuis(!).
Transitar de maneira tímida pela comédia é só um dos problemas presentes. O cineasta articula com dificuldade o contraste entre a perspectiva antropológica referente ao cotidiano dos moradores de Tizangara, uma pequena vila no interior de Moçambique assolada por injustiças sociais e arbitrárias vozes de comando, e o universo fantástico que coloca a vida de todos em estado de suspensão.
A insegurança evidenciada na direção reverbera no trabalho dos atores, que não aproveitam para extrair graça das inusitadas situações propostas e não imprimem credibilidade ao que se insinua como mais “sério”. Alguns personagens revelam-se ainda bastante simplórios em suas construções, como se pudessem ser resumidos a uma ou duas características. O último voo do Flamingo resiste, no máximo, como curiosidade.
Leia mais em: www.jb.com.br


Duas curiosidades chamam a atenção em "O Último Voo do Flamingo": a rara oportunidade de se assistir a uma produção de Moçambique e o fato de ser baseada em uma das obras do celebrado autor

Dirigido pelo politizado João Ribeiro, que estudou cinema em Cuba e teve como mestre o escritor Gabriel Garcia Márquez, o filme procura não apenas mostrar um país com conflitos históricos, mas também a riqueza de sua cultura e misticismo. Tudo isso, narrado com a destreza do discurso literário de Couto, que elegantemente oscila entre o fantástico e o poético.
Tal como no livro, o palco é a pequena vila de Tizangara (esta fictícia), no período seguinte à guerra civil em que o país esteve mergulhado até o início da década de 1990. Na época, tropas da missão de paz da ONU foram enviadas para garantir uma tranquila transição política.
Já no inicio do romance, um fato insólito: um pênis é encontrado no meio da rua de Tizangara, pertencente a um dos soldados estrangeiros. A aparição, precedida de uma explosão, faz com que as autoridades da ONU enviem o italiano Massimo Risi (Carlo D'Ursi) para investigar o caso.
A estranheza do protagonista com o seu entorno, acompanhada também pela do espectador, só aumenta com o desenrolar da investigação. A começar pela identificação da vítima, realizada pela prostituta Ana Deusqueira (a brasileira Adriana Alves, da novela "Duas Caras") com base em sua, por assim dizer, expertise.
Quanto mais se aprofunda em sua missão, o oficial precisa enfrentar sua própria resistência ao mundo fantástico em que mergulhou, povoado por administradores corruptos, feiticeiros e fenômenos sobrenaturais inexplicáveis para o italiano. Cada um dos personagem apresenta uma versão dos fatos, que evocam sonhos, memórias e magia.

(Por Rodrigo Zavala, do cineweb)

 Leia mais em: http://cinema.uol.com.br/ultnot/reuters/2011/05/19/mocambicano-o-ultimo-voo-do-flamingo-leva-magia-de-mia-couto-a-tela.jhtm